O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), durante a sessão ordinária desta quinta-feira (9), reiterou o posicionamento a cerca do uso do livro “Mein Kampf” (“Minha Luta”), do nazista Adolf Hitler, pelo deputado João Henrique Catan (PL) na tribuna, na última terça-feira.
“Sobre as menções ao Poder Legislativo Estadual pela imprensa regional e nacional, bem como por mensagens nos canais de comunicação da Casa, reitero o posicionamento contrário a cerca da manifestação do deputado João Henrique. O uso deste livro na tribuna foi inadequado e infeliz, uma vez que relembra um momento da história da humanidade que nos entristece e não é motivo de orgulho em qualquer Casa da Democracia do mundo”, disse o presidente.
Gerson reafirmou que a Casa de Leis irá se pautar em debates e ações que visam o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e não aceitará espetacularização midiática. “Vamos manter este padrão e não se pautar pela lacração da internet. Quem tiver manifestação contrária, procure as vias ordinárias. Aqui exigimos o rigor da Constituição e do Regimento Interno”, acrescentou.
João Henrique (PL) disse que muitos veículos publicaram notícias que não correspondem com a verdade e irá procurar a Justiça. “Em um ato covarde e desrespeitoso, publicaram que exaltei Adolfo Hitler. Alguns apagaram até os links, mas vou até o fim em busca de justiça”.
Pedro Kemp (PT) afirmou que o parlamentar não fez apologia ao nazismo. “Fui muito procurado pela imprensa e esclareci que o que estava sendo divulgado não correspondia ao que aconteceu na Assembleia. Precisamos ser honestos. Se tivesse apologia, seria o primeiro a acionar a Comissão de Ética”, falou Kemp, ressalvando a infeliz comparação com o livro nazista e qualquer outra obra que incita o ódio.