Pelo menos dois municípios de Mato Grosso do Sul registraram temperatura acima dos 40 graus no primeiro dia da quarta onda de calor que atinge o Estado desde setembro. E a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que o forte calor persista pelo menos até a noite de domingo (17)
Nesta quinta-feira, conforme o Inmet, em Três Lagoas e Água Clara os termômetros registraram 40,2 graus. Somente em Ibotirama, cidade baiana às margens do Rio São Francisco, o calor foi maior, chegando a 40,5 graus.
Em Paranaíba, também na região leste do Estado, a máxima chegou a 39,4 graus nesta quinta-feira. Em toda a região pantaneira, onde aparecem as cidades de Coxim, Aquidauana, Miranda, Corumbá e Porto Murtinho, a temperatura passou dos 38 graus.
Em Campo Grande, onde teve registro de chuva em algumas regiões da cidade, a máxima atingiu 35,8 graus. Na região oeste da cidade foram registrados 3,2 milímetros por volta das 14 horas e mais 2,4 por volta da meia noite.
O aviso do Inmet prevendo essa nova onda de calor começou a valer às 12 horas desta quinta-feira e vale para a maior parte do país, incluindo integralmente Mato Grosso do Sul. Conforme o instituto Climatempo, Campo Grande pode chegar aos 39 graus no sábado e domingo.
Porém, ao contrário das outras três ondas de calor, desta vez existe a probabilidade maior de que ocorram pancadas de chuva em diferentes regiões do Estado, o que ajuda amenizar o calor principalmente no começo da tarde, quando ocorre o pico da temperatura.
Também conforme o Climatempo, na região de Paranaíba e Três Lagoas os termômetros devem chegar aos 41 graus nesta sexta-feira e 42 no sábado e domingo.
Para a região pantaneira, onde os termômetros chegaram a marcar 43,4 graus, no dia 17 de outubro em Porto Murtinho, na segunda onda de calor, a previsão é um pouco menos pessimista desta vez. A máxima não deve chegar aos 41 graus até domingo, conforme o Climatempo.
Com Correio do Estado