SMS capacita profissionais de saúde para dar suporte a pessoas que desejam parar de fumar

CAPACITACAO-TABAGISMO-31-10-4-scaled

No Brasil, 477 pessoas morrem por dia em decorrência de doenças relacionadas ao tabaco, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Com o objetivo de fortalecer o combate ao tabagismo, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensificou a implementação do Programa de Controle do Tabagismo nas Unidades de Saúde da Família (USF) do município.

As ações visam a sensibilizar e capacitar profissionais de saúde para oferecer apoio e tratamento aos pacientes que desejam parar de fumar e fazer parte do Programa, que será iniciado nas USFs Interlagos, Vila Piloto, Paranapungá, Nova Três Lagoas e Santa Rita.

A enfermeira e coordenadora do NEPS, Jamila de Lima Gomes, esteve em algumas das principais unidades de saúde para dialogar com os profissionais e promover momentos de aprendizado e reflexão sobre a importância de acolher e orientar os pacientes em busca da cessação do tabagismo.

No último mês, foram realizadas diversas capacitações e rodas de conversa, divulgando o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Tabagismo (PCDT) entre as equipes de saúde da SMS.

CAPACITAÇÃO DE AGENTES DE SAÚDE

O enfermeiro do NEPS, Jessé Milanez ministrou capacitações específicas para os Agentes Comunitários de Saúde, nos dias 29 e 31 de outubro. Ele destacou o papel essencial desses profissionais na busca ativa, acompanhamento e monitoramento dos pacientes em cada comunidade.

O município recebeu ainda a coordenadora estadual do Programa de Controle do Tabagismo, Carla Tatiane R. Soares, e os palestrantes Eronides de Souza Costa e Mateus Moreira Pirolo, que, nos dias 12 e 13 de novembro, enriqueceram as atividades formativas com suas experiências e conhecimentos.

PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO

O Programa de Controle do Tabagismo em Três Lagoas visa não apenas a apoiar quem deseja parar de fumar, mas também reduzir os impactos do tabagismo na saúde pública, reforçando uma cultura de cuidado e saúde para a população da cidade. Quem é fumante e deseja participar do Programa deve procurar a Unidade de Saúde da Família de referência em seu endereço e manifestar o interesse em aderir ao tratamento. O Programa será gradativamente descentralizado como forma de estar cada vez mais perto das pessoas de Três Lagoas.

Para 2025, há ainda o planejamento de ações voltadas às escolas, especialmente os jovens de ensino médio. A proposta é trabalhar com eles os malefícios do tabagismo, abordando inclusive o cigarro eletrônico, como forma de evitar que eles iniciem o hábito tabágico.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias

Banca Digital

Edição 226