A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esclarece que a mensagem orientando o uso de água sanitária e sal em ralos para combater a dengue não partiu da Vigilância Sanitária do município. A informação está circulando em grupos de WhatsApp e redes sociais, porém, NÃO foi emitida oficialmente pela Prefeitura de Três Lagoas.
De acordo com a Vigilância Sanitária municipal, o cloro presente na água sanitária pode ser utilizado como medida auxiliar no combate ao Aedes aegypti. No entanto, não há comprovação científica de que o uso de sal seja eficaz contra o mosquito transmissor da dengue.
A mensagem que circula em formato de orientação é de outra cidade, no entanto, está sendo compartilhado em Três Lagoas como se fosse uma orientação oficial da SMS, o que não é verdade”, esclareceu a equipe da Vigilância Sanitária.
A SMS reforça a importância de sempre verificar a procedência das informações antes de compartilhá-las. Recomenda-se que a população siga as orientações oficiais divulgadas pelos órgãos de saúde competentes para evitar a disseminação de informações incorretas.
Para esclarecimentos ou dúvidas, a população pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária da SMS 67 9142-3122 telefone e WhatsApp.