Após confirmar unidade em Bataguassu com R$ 16 bi, grupo estuda nova planta no estado; governo acompanha negociações
Thais Dias
O Governo de Mato Grosso do Sul acompanha com expectativa a possibilidade de instalação de uma segunda unidade da Bracell no estado, empresa do grupo indonésio Royal Golden Eagle (RGE). A informação foi confirmada pelo governador Eduardo Riedel durante o evento “Missão Ásia”, realizado esta semana em Campo Grande. A primeira fábrica da empresa no estado já está garantida para Bataguassu, com um investimento de R$ 16 bilhões para produção de celulose solúvel, cuja licença prévia deve ser emitida até o final deste ano.
Além do projeto em Bataguassu, a RGE estuda a implantação de uma segunda unidade industrial em Mato Grosso do Sul. Inicialmente, a localização prevista era Água Clara, onde a empresa já mantém operações da MS Florestal, dedicada ao cultivo de mudas de eucalipto em uma área de 110 mil metros quadrados. No entanto, a decisão final sobre a localização e o tipo de produção ainda está em análise. A Bracell avalia diferentes modelos, incluindo uma fábrica de celulose kraft (utilizada na fabricação de papel e embalagens) ou uma planta mista que combine a produção de celulose kraft e solúvel.
A chegada da Bracell fortalece o chamado Vale da Celulose em Mato Grosso do Sul, região que já abriga importantes players do setor, como Suzano e Eldorado. A primeira fábrica em Bataguassu promete gerar milhares de empregos diretos e indiretos, além de impulsionar a economia local. Caso a segunda unidade seja confirmada, o estado consolidará ainda mais sua posição como um dos principais polos de produção de celulose do país.
O governo estadual mantém diálogo constante com a RGE para acompanhar o desenvolvimento dos projetos. “Estamos atentos a todos os desdobramentos, pois entendemos o potencial transformador desses investimentos para Mato Grosso do Sul”, destacou o governador Riedel. A expectativa é que a empresa defina seus planos de expansão nos próximos meses, podendo anunciar nova unidade ainda em 2025.