Alvo se passava por despachante de armas e promovia sorteios de armamentos por grupos de WhatsApp; celulares foram apreendidos
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (29) a Operação Rifa.com, com o objetivo de combater o comércio ilegal de armas de fogo e a realização de rifas ilegais em Mato Grosso do Sul. As investigações apontaram que um indivíduo, que se apresentava como despachante de armas, utilizava grupos no aplicativo WhatsApp para promover sorteios de armamentos, inclusive de uso restrito.
De acordo com a PF, o alvo das investigações recrutava participantes para os sorteios ilegais principalmente entre CACs (Caçadores, Atiradores esportivos e Colecionadores). A prática envolvia rifas em dinheiro ou com armas como prêmio, realizadas sem a autorização dos órgãos competentes, o que configura crime.
A Justiça Estadual de Mato Grosso do Sul expediu um mandado de busca e apreensão, cumprido na manhã desta sexta-feira por agentes federais. Durante a ação, foram apreendidos celulares que devem auxiliar nas investigações para desarticular o esquema.
Em nota, a Polícia Federal reforçou que tanto a venda de armas de fogo quanto a realização de rifas dependem de autorização précia e seguimento da legislação específica, condições que não eram observadas no caso em apuração.
A operação segue em andamento e novas informações podem ser divulgadas pela PF posteriormente.