Câmara de Três Lagoas encerra Agosto Lilás com homenagem a vítimas de feminicídio e reflexão sobre saúde da mulher

Evento reuniu autoridades, servidores e comunidade para reforçar o combate à violência de gênero e promover a igualdade

 

A Câmara Municipal de Três Lagoas encerrou, na manhã desta sexta-feira (29), a programação do Agosto Lilás – mês dedicado ao enfrentamento da violência contra a mulher – com um evento emocionante e reflexivo. Promovido pela Escola do Legislativo e pela Procuradoria da Mulher, em parceria com as vereadoras Evalda Reis, Sirlene Santos e professora Maria Diogo, o encontro contou com palestras, depoimentos e uma simbólica homenagem às vítimas de feminicídio no estado.

Durante a solenidade, 25 rosas foram colocadas nas cadeiras do plenário para representar cada uma das vidas perdidas para a violência de gênero em Mato Grosso do Sul somente este ano. “São 25 espaços reservados que não puderam ser ocupados e nunca mais serão. São histórias, famílias e sonhos interrompidos”, afirmou a vereadora e procuradora da Mulher, Evalda Reis.

O presidente da Câmara, vereador Tonhão, abriu o evento reforçando o compromisso da Casa com a causa. “É importante atuar na conscientização para enfrentarmos cada vez mais a violência contra a mulher, coibindo todo tipo de abuso e assédio”, declarou.

Rebeca Crisley, coordenadora da Escola do Legislativo, destacou a importância da escuta e do apoio às vítimas: “Quando uma mulher fala, carrega o eco de muitas vozes que foram silenciadas”. Já a vereadora professora Maria Diogo alertou para a triste estatística local: “Três Lagoas ainda lidera o ranking de violência contra as mulheres e também de feminicídios”.

Franciele Soares, coordenadora da Procuradoria da Mulher, lembrou das diversas ações realizadas ao longo do mês em escolas e unidades de saúde, e questionou: “A mulher é sempre vista como cuidadora, mas quem cuida da mulher quando ela precisa?”. Ela reforçou a importância da rede de apoio e da atuação do Legislativo para chegar até as vítimas.

Além das falas, o evento contou com a intervenção “Respeito e Violência: entendendo os limites e possibilidades”, conduzida por acadêmicos de Psicologia e Direito, e com a palestra “Saúde da Mulher”, ministrada pela médica Dra. Karla Regina Anacleto Izidorio, especialista em Ginecologia e Obstetrícia.

A programação diversificada reafirmou o compromisso da Câmara e de seus parceiros com a luta contra a violência e pela valorização da mulher em todos os aspectos da vida social.

Compartilhe nas Redes Sociais

Banca Digital

Edição 257