Com a filiação do ex-governador do Estado, Reinaldo Azambuja, ao Partido Liberal marcada para este domingo (21) e expectativa é que 18 prefeitos também filiados ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) acompanhem o líder político. Nos bastidores a informação é que a prioridade é de a maioria seja de administradores que já foram reeleitos.
Conforme apurado pelo Expressão MS, a situação agrária do Mato Grosso do Sul é um fator importante para que prefeitos de primeiro mandato não se filiem ao PL. Com grande população indígena que vota no interior do Estado, os prefeitos têm medo de perder eleitores caso aliem a sigla que carrega como principal líder o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Atualmente o PSDB tem 44 prefeitos dos 79, além dos que vão seguir para o PL, alguns irão com o governador Eduardo Riedel para o Partido Progressistas. Conforme apurado pelo Expressão MS, são 16 tucanos reeleitos e até o momento apenas Juvenal Consolaro, de Figueirão, deve continuar no ninho.
Os municípios que com chefes reeleitos são: Água Clara, Angélica, Antônio João, Batayporã, Bonito, Caracol, Figueirão, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Maracaju, Novo Horizonte do Sul, Santa Rita do Pardo, Tacuru, Taquarussu e Terenos.