Paralelamente às votações, parlamentares demonstram atuação fiscalizadora e de proximidade com a população através de solicitações que já atingiram 1001 pedidos
A 31ª Sessão Ordinária de 2025 da Câmara Municipal de Três Lagoas, realizada na manhã desta terça-feira (23), foi marcada não apenas pelas votações de projetos, mas por um número que simboliza a atuação dos vereadores junto à comunidade: a superação de mil indicações protocoladas desde o início do ano legislativo. O total atual é de 1001 solicitações de melhorias para a cidade.
As indicações são um instrumento usado pelos parlamentares para requisitar ações do Poder Executivo nas mais diversas áreas. De acordo com o balanço da Casa, os setores de infraestrutura e trânsito lideram os pedidos, mas temas como saúde, assistência social, lazer e desenvolvimento econômico também têm espaço garantido.
Essas solicitações, que já atingiram todas as secretarias municipais e diversos bairros, mostram que os vereadores “atuam fiscalizando, demonstram que circulam pela cidade em busca de melhorias, escutam e acolhem os pedidos da população, planejam um futuro melhor e, principalmente, cuidam de Três Lagoas”, conforme avaliação da própria Câmara. As demandas abrangem desde melhorias pontuais até políticas públicas para categorias como estudantes, empreendedores, mulheres e Pessoas com Deficiência (PCDs).
Na sessão desta terça, os vereadores apresentaram novas indicações, ilustrando a variedade de temas:
-
Marcus Bazé e Robson do Alinhamento solicitaram melhorias em infraestrutura, trânsito, iluminação e tapamento de buracos.
-
Daniel da Farmácia pediu reforço na fiscalização da Lei do Silêncio.
-
Fernando Jurado indicou a criação de um programa de revitalização de calçadas.
-
Evalda Reis requisitou a disponibilização de carrinhos de compras na feira central.
-
Mário Grespan e Silverado solicitaram a instalação de redutores de velocidade.
-
Professora Maria Diogo pediu por acessibilidade no Balneário Municipal.
-
Sirlene dos Santos indicou a construção de cobertura em ponto de ônibus.
-
Professor Pedrinho Junior pleiteou melhorias nas praças da cidade.
-
Mi do Santa Luzia sugeriu a criação de uma área esportiva.
-
Marco Silva solicitou a revisão de uma obra de pavimentação recente.
-
Sargento Rodrigues pediu a conclusão de pavimentação asfáltica.
-
Tonhão indicou a realização da campanha Setembro Amarelo nas escolas.
Aprovações e Tramitações
Além das indicações, os parlamentares analisaram 14 matérias. Foi aprovado um Projeto de Lei (PL) e cinco Decretos Legislativos.
O PL nº 148/2025, de autoria do Poder Executivo, revoga a Lei nº 4.067/2023, que autorizava a cessão de um terreno para a empresa Valfer Locações LTDA. De acordo com a justificativa, a própria empresa devolveu a área por não conseguir cumprir as cláusulas do contrato.
Os decretos aprovados concedem homenagens a personalidades locais e devem ser entregues em sessões solenes. Os homenageados são: Luiz Alberto Ovando, Luiz Antonio Vargas de Andrade, Marcelo Falco de Oliveira, Geraldo Ramires, Kelle Nascimento da Costa e Rafael Fachine Maciel.
Projetos em Andamento
Vários projetos de lei continuam em tramitação e retornarão às próximas sessões após análise das comissões permanentes da Câmara. Entre eles estão:
-
PL 75/2025: Proíbe shows com apologia ao crime ou drogas em eventos infanto-juvenis (de Fernando Jurado).
-
PL 109/2025: Assegura auxílio-alimentação a servidores municipais hospitalizados (de Sirlene dos Santos e Professora Maria Diogo).
-
PL 143/2025: Prioriza atendimento do SAMU para creches e brinquedotecas (de Marcus Bazé).
-
PL 145/2025: Cria o Programa Municipal de Saúde da Mulher Negra (de Sirlene dos Santos).
-
PL 146/2025: Institui Cadastro de Condenados por Violência Contra a Mulher (de Professora Maria Diogo e Evalda Reis).
A marca das mil indicações reforça o papel dos vereadores como elo entre a população e a administração pública, enquanto o andamento dos projetos demonstra a atividade legislativa em diversas frentes de interesse da sociedade.