Cidade ganha iluminação ‘smart’ com início de PPP histórica

Prefeito e presidente da Câmara celebraram início dos trabalhos da PPP, que levará iluminação LED inteligente a todos os bairros em 12 meses

 

Um novo capítulo para a infraestrutura e a segurança de Três Lagoas começou na última sexta-feira, 10. O consórcio Brilha Três Lagoas SPE S.A., vencedor da concessão do serviço de iluminação pública, deu início oficial aos trabalhos de manutenção, substituição e ampliação do sistema por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA).

O ato simbólico de início das operações aconteceu às 18h, na Avenida Júlio Ferreira Xavier (antiga Ponta Porã), próximo ao piscinão de drenagem do Bairro Set Sul/Vila Alegre e ao Hotel 7. No local, foi realizada a primeira ligação das luzes reparadas pelo consórcio, representando o start efetivo das atividades, que até então se concentravam no treinamento e formação das equipes.

Com um investimento de R$ 59,3 milhões e um prazo de concessão de 13 anos, o projeto é um dos mais robustos já realizados na área. O consórcio é formado pelas empresas Ilumitech Construtora Ltda. e DP Barros Pavimentação e Construção Ltda., grupos com experiência consolidada no setor desde a década de 1980.

A PPP prevê a substituição das antigas luminárias de vapor de sódio por modernos modelos de LED com tecnologia smart e monitoramento remoto. Esse sistema permite que a central de operações identifique falhas instantaneamente e acione a manutenção de forma ágil. Além da modernização, o contrato inclui a expansão da rede para locais que atualmente não possuem iluminação, como praças, campos, quadras e outros espaços públicos.

O prefeito Dr. Cassiano Maia celebrou o marco, destacando a solução para um problema crônico.

“Isso vai resolver um problema de anos com a iluminação pública da cidade e melhorar a gestão deste serviço. Hoje é um dia muito feliz, onde nós estamos aqui finalizando todo um trabalho de 10 meses. São 59 milhões de investimentos para os próximos 13 anos, para que a gente possa iluminar mais Três Lagoas, dar mais segurança a todos os bairros e multiplicar os pontos de iluminação”, afirmou Maia.

O presidente da Câmara Municipal, Tonhão, que acompanhou a tramitação do projeto na casa, também enalteceu a iniciativa. “Participei ativamente do processo… aprovamos, demos esse voto de confiança para o Poder Executivo. A gente espera que em curto espaço de tempo Três Lagoas tenha 100% das ruas iluminadas e com essa qualidade que é o que a população merece. O consórcio se chama Brilha Três Lagoas e quem precisa brilhar realmente é o povo”, declarou.

Cronograma de Trabalhos e Atendimento ao Cidadão

O secretário de Infraestrutura, Osmar Dias, detalhou o cronograma de execução. “Vamos modernizar toda a cidade em 12 meses. Vamos iniciar pelos bairros mais afastados e chegar ao centro. Hoje, 11, vai iniciar pela Vila Aro. O prefeito pediu para iniciarmos por lá e, conforme for acabando, ele vai determinando os próximos bairros”, explicou Dias.

O secretário de Governo, André Bacala, reforçou a importância da parceria para a população. “Esta PPP é um marco para a gestão pública e um exemplo de como a união entre o poder público e a iniciativa privada pode gerar resultados concretos para a população. A modernização da iluminação vai além da tecnologia: é sinônimo de segurança, qualidade de vida e eficiência no uso dos recursos públicos. Estamos acompanhando de perto e daremos todo o suporte necessário para o sucesso deste projeto,” afirmou Bacala.

O secretário de Infraestrutura ainda ressaltou os benefícios da tecnologia LED, que, além de oferecer melhor luminosidade e segurança, trará economia de energia para os cofres municipais.

Para solicitar serviços ou reportar problemas, a população já pode entrar em contato com o atendimento da Brilha Três Lagoas pelo telefone 0800 580 2562.

“Para a população que gosta de estar ali na rede social ‘alfinetando’, agora o problema da iluminação, pelo menos, está resolvido. Teremos um tempo para fazer toda a modernização. Hoje é realidade, amanhã já estará trabalhando nas ruas”, finalizou Osmar Dias.

Compartilhe nas Redes Sociais

Banca Digital

Edição 261