Raízes fortes, reconhecimento maior: Arauco é a Empresa do Ano do setor florestal

Reconhecimento destaca contribuição da companhia para o fortalecimento do setor florestal brasileiro e consolida seus investimentos e compromissos com sustentabilidade e inovação no país.

 

 A Arauco, empresa globalmente reconhecida nos segmentos de madeira, celulose e bioenergia, foi consagrada como Empresa do Ano na 3ª edição do Prêmio HDOM. A cerimônia de premiação ocorreu na noite de sábado, 26 de outubro, integrando a programação do 6º HDOM Summit, o principal encontro de líderes, gestores e investidores do setor florestal brasileiro. O evento foi realizado no Espaço Apas – Centro de Convenções, da Associação Paulista de Supermercados, em São Paulo, e reuniu centenas de profissionais do setor.

O diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Arauco, Theófilo Militão, recebeu o troféu em nome da Companhia. O Prêmio HDOM tem como objetivo valorizar instituições, empresas e profissionais que se destacaram e contribuíram para a inovação, a sustentabilidade e a excelência na gestão do setor.

Para Theófilo Militão, a honraria é um reconhecimento significativo do caminho que a empresa está trilhando. “Ganhar o Prêmio HDOM, na categoria Empresa do Ano, em uma edição que reforça a importância do cuidado com o futuro, indica que estamos no caminho certo: rumo ao desenvolvimento, enquanto mantemos o nosso compromisso com as melhores práticas de gestão, a inovação, o uso responsável dos recursos naturais e com a construção de relações positivas com a comunidade”, ressaltou.

O executivo conectou o prêmio ao Projeto Sucuriú, um dos maiores empreendimentos do setor no mundo, atualmente em construção em Inocência, Mato Grosso do Sul. “Este reconhecimento é muito significativo para a Arauco, que está construindo em Inocência a maior fábrica de celulose do mundo em etapa única, com investimentos de U$ 4,6 bilhões”, complementou.

Militão também estendeu o agradecimento a todos que fazem parte dessa trajetória: “Agradecemos a todos os colaboradores, parceiros e comunidades que caminharam conosco e tornam esse reconhecimento possível. Seguimos motivados a fazer mais e melhor com responsabilidade e propósito”.

Sobre o Projeto Sucuriú

O Projeto Sucuriú marca a entrada da divisão de celulose da Arauco no Brasil. Com um investimento de US$ 4,6 bilhões, o projeto inclui a construção de uma planta industrial com capacidade para produzir 2,5 milhões de toneladas de celulose de fibra curta por ano, com expansão planejada para 3,5 milhões de toneladas. A unidade está situada em uma área de 3.500 hectares, a 50 quilômetros do centro de Inocência (MS) e às margens do Rio Sucuriú.

As obras de terraplanagem tiveram início em 2024, e a previsão de entrada em operação é para o final de 2027. Desde as fases iniciais, a Arauco realiza um monitoramento contínuo da biodiversidade local, identificando espécies nativas de flora e fauna e mapeando áreas prioritárias para conservação.

O empreendimento é um grande gerador de oportunidades. Durante a fase de obras, serão criadas mais de 14 mil vagas de trabalho. Após o início das operações, o Projeto Sucuriú empregará, de forma direta e indireta, cerca de 6 mil pessoas nas unidades Industrial, Florestal e de Logística. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento social e econômico de toda a região, fomentando a geração de renda, a arrecadação de impostos e a atração de novos investimentos.

Compartilhe nas Redes Sociais

Banca Digital

Edição 262