Mato Grosso do Sul registrou um verdadeiro show de descargas elétricas no céu neste fim de semana. Em apenas 24 horas, entre sábado (1º) e domingo (2), o estado contabilizou 1.168.367 raios, de acordo com dados do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) e do NetClima. As tempestades vieram acompanhadas de ventos de até 140 km/h e queda brusca de temperatura, de 35°C para 19°C, além de um acumulado de 11 milímetros de chuva.
Somente em Campo Grande, foram 9.182 descargas atmosféricas registradas no período. A Energisa MS, concessionária responsável pelo fornecimento de energia, havia emitido um alerta na sexta-feira (31) sobre a previsão de tempo severo, o que se confirmou com a ocorrência de chuvas intensas e queda de granizo em algumas regiões.
De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), o Brasil é o país que mais recebe descargas elétricas no mundo, e Mato Grosso do Sul está entre os quatro estados com maior incidência de raios no território nacional.
Atuação e orientações da Energisa
Com o aumento dos eventos climáticos, a concessionária acionou seu plano de contingência logo após a confirmação da severidade do fenômeno. Equipes da empresa estão atuando de forma ininterrupta para restabelecer o fornecimento de energia nas áreas mais afetadas, principalmente na região centro-sul do Estado, onde se concentram a maior parte das ocorrências.

A empresa orienta que, durante tempestades, as pessoas permaneçam em local seguro, desliguem aparelhos da tomada e evitem contato com redes elétricas.
Em caso de emergências, os clientes podem entrar em contato com a Energisa pelos seguintes canais:
• Aplicativo: Energisa On
• Site: www.energisa.com.br
• WhatsApp: Gisa – (67) 99980-0698
• Telefone: 0800 722 7272


															
															


															




