Mil pacotes de cigarros apreendidos em Caarapó revelam continuidade do contrabando nas fronteiras

A apreensão de mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai, realizada pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF) nesta segunda-feira (3), em Caarapó (MS), volta a expor a dimensão do comércio ilegal que circula pelas estradas sul-mato-grossenses. O carregamento estava em um VW Polo, que acabou caindo em um barranco na MS-278, durante o transporte da mercadoria.

O motorista, de 36 anos, foi preso em flagrante após admitir que pegou os cigarros em Ponta Porã e os levaria até Presidente Prudente (SP) — um dos destinos mais comuns das cargas ilegais que cruzam o Estado. Segundo o DOF, a ocorrência reforça o papel do Mato Grosso do Sul como uma das principais rotas de escoamento do contrabando vindo do Paraguai.

Nos últimos meses, operações do departamento têm resultado em toneladas de produtos apreendidos, principalmente cigarros. O produto é altamente visado por quadrilhas devido à alta lucratividade: cada milheiro pode representar um ganho expressivo no mercado clandestino, ao mesmo tempo em que causa prejuízos milionários à arrecadação de impostos brasileiros.

A apreensão foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal em Dourados. A ação integra o Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que intensifica o combate aos crimes transfronteiriços.

O DOF reforça que a população pode contribuir com denúncias anônimas pelo telefone 0800 647-6300, disponível 24 horas por dia.

Compartilhe nas Redes Sociais

Banca Digital

Edição 262