Iniciativa solidária convoca população a adotar cartinhas e tornar o Natal de pequenos em situação de vulnerabilidade mais alegre; pedidos vão de brinquedos a itens de necessidade básica

A magia do Natal começa a ser escrita com letra de forma. Cerca de 10 mil cartinhas endereçadas ao Papai Noel estarão disponíveis para adoção durante a campanha “Papai Noel dos Correios 2025” em Mato Grosso do Sul. A ação, que já é tradição no estado, tem o objetivo de conectar a solidariedade de adultos aos sonhos de crianças carentes.

Podem participar da iniciativa crianças de 0 a 10 anos de escolas municipais, instituições sociais, abrigos ou Organizações Não Governamentais (ONGs). O prazo para que a garotada escreva e envie suas cartas vai até o dia 12 de dezembro. A recomendação dos Correios, no entanto, é que a criançada escreva o quanto antes para garantir a participação.
A mecânica é simples e comovente: as crianças escrevem seus pedidos e, posteriormente, adultos “adotam” essas cartinhas, tornando-se os responsáveis por comprar e entregar o presente solicitado.
A lista de desejos é um reflexo puro do imaginário infantil. Entre os pedidos mais comuns estão brinquedos como bonecas, carrinhos, bolas, ursos de pelúcia e jogos. Itens como roupas, sapatos, material escolar, bicicletas e instrumentos musicais infantis também são frequentes.
No entanto, é nos pedidos inusitados que a campanha revela sua faceta mais emocionante e, por vezes, dolorosa. Algumas cartas trazem solicitações que “cortam o coração”, como relata a organização: alimentos, uma cama, itens para a casa, dentadura para o avô, carne ou até mesmo um emprego para o pai ou a mãe.
“O projeto visa dar um presente para cada criança, passar para eles a capacidade de desenvolver intelectualmente e emocionalmente, através da escrita de cartas, difundir solidariedade entre as pessoas e doar um pouquinho do que a gente tem para quem tem menos”, destacou o superintendente estadual dos Correios, Gelson Leonel.
Para garantir a segurança das crianças, é proibido escrever endereço, número de telefone ou inserir foto na carta. Todos os presentes doados devem ser novos e lacrados.
Como Participar da Corrente do Bem
A campanha foi lançada oficialmente na manhã desta segunda-feira (10), na Escola Municipal Arlene Marques de Almeida, no Jardim Canguru, em Campo Grande.
Para quem deseja fazer o Natal de uma criança mais feliz, o processo é simples:
-
Para crianças que querem enviar cartinhas:
-
Pegar o modelo de carta em uma agência dos Correios ou no site oficial.
-
Escrever a cartinha à mão, com letra legível, até 12 de dezembro.
-
Entregar pessoalmente em uma agência ou digitalizar/fotografar e enviar pelo site. A imagem deve estar nítida para que o Papai Noel possa ler.
-
-
Para adultos que querem adotar uma cartinha:
-
Escolher e adotar um pedido até 12 de dezembro, em qualquer agência dos Correios do estado ou pelo site.
-
Comprar o presente, embrulhá-lo e entregá-lo em uma agência dos Correios mais próxima até o dia 15 de dezembro.
-
A partir de 15 de dezembro, os Correios iniciam a logística de entrega dos presentes, garantindo que eles cheguem a tempo de serem abertos no Dia de Natal.
A confiança no sucesso da campanha de 2025 vem do histórico do ano anterior. Em 2024, a iniciativa bateu um recorde de solidariedade em Mato Grosso do Sul, com a impressionante marca de 11.564 cartinhas adotadas pela população.
A campanha “Papai Noel dos Correios” se consolida, assim, não apenas como uma forma de presentear, mas como um poderoso instrumento de incentivo à escrita, ao desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças e, acima de tudo, à prática da solidariedade.











