Uma operação do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) resultou na apreensão de 9 quilos de haxixe marroquino, avaliados em mais de R$ 655 mil, nesta segunda-feira (10), na BR-163, em Dourados. A droga, de origem internacional e considerada de alto valor no mercado ilegal, estava escondida em compartimentos ocultos de um Fiat Uno.
O motorista, de 30 anos, foi preso em flagrante durante a abordagem. Segundo informações do DOF, o homem apresentou versões contraditórias sobre o motivo da viagem, o que levantou suspeita dos policiais. Durante uma vistoria detalhada, os militares localizaram os tabletes do entorpecente cuidadosamente escondidos dentro da estrutura do veículo.
Questionado, o suspeito afirmou que pegou a droga em Capitán Bado, cidade paraguaia que faz fronteira com o Brasil, e que o destino final seria São Paulo (SP). Pelo transporte, ele receberia R$ 19 mil.
O haxixe marroquino é um tipo de droga raramente apreendido em Mato Grosso do Sul, e seu valor elevado se deve à pureza e à origem distante, o entorpecente é tradicionalmente produzido no norte da África, especialmente no Marrocos, e chega à América do Sul por meio de rotas internacionais do tráfico, passando por países como Paraguai e Bolívia antes de entrar no território brasileiro.
O material e o preso foram encaminhados à Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), em Dourados. A ação faz parte do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que reforça o combate ao tráfico internacional de drogas nas regiões fronteiriças de Mato Grosso do Sul.
O DOF mantém canal aberto para denúncias anônimas pelo telefone 0800 647-6300. As ligações são gratuitas, podem ser feitas 24 horas por dia, e o sigilo do denunciante é garantido.









