A Prefeitura de Três Lagoas conquistou o 1º lugar no Estado, alcançando 93,61 pontos de um total de 100 na avaliação do Governo Federal pelo Programa Gestão Pública – Gov.br. O reconhecimento foi entregue ao Prefeito Dr. Cassiano Maia nesta quarta-feira (26), em Campo Grande, durante solenidade oficial que destacou municípios com práticas exemplares de governança e gestão pública.

O prêmio marca um momento histórico para o município e reafirma o compromisso da administração de Três Lagoas com a transparência, o planejamento estratégico e a eficiência na condução das políticas públicas.
Durante a cerimônia, o Prefeito Dr. Cassiano Maia reforçou os princípios que norteiam sua gestão e destacou a importância de práticas modernas e alinhadas aos desafios do setor público. Em sua fala, afirmou: “Nossa gestão sempre se pautou em dois pilares fundamentais: muito trabalho e muita dedicação. Mas, no cenário atual, é imprescindível fortalecer o compliance, garantindo sintonia entre os órgãos reguladores e o nosso controle interno. Essa integração é o que assegura segurança jurídica aos empresários, às contratações e aos investimentos no município. Também reconhecemos que a Tecnologia da Informação é hoje o grande alicerce que sustenta a visibilidade, a transparência e o acompanhamento das ações públicas. Por isso, em 2025, trabalhamos com foco total em uma gestão de excelência para nossa população e, consequentemente, para o desenvolvimento do nosso Estado. Este prêmio não é apenas da Prefeitura: é de Três Lagoas e de Mato Grosso do Sul.”

Atuação técnica exemplar da equipe
A conquista também foi possível devido ao trabalho integrado da diretora Lesliane Zanchett, da Secretaria Municipal de Governo e Políticas Públicas (SEGOV), e dos servidores que integram a equipe, em articulação direta com o Comitê de Governança. De forma estratégica, a equipe de Três Lagoas se dedicou ao cumprimento rigoroso de cada exigência estabelecida pelo programa Federal.
Foram reunidos, analisados e organizados mais de 330 documentos, incluindo:
• Justificativas técnicas detalhadas para cada requisito;
• Implementações de práticas de gestão e governança em conjunto com secretarias;
• Análise, tratamento e validação de dados com alto nível de precisão;
• Preparação de documentos comprobatórios de maneira clara, objetiva e organizada.
Essa estrutura de trabalho garantiu que todos os itens fossem compreendidos e aprovados pelo validador federal.
Três Lagoas, referência estadual em governança
O resultado consolidou Três Lagoas como referência estadual em governança pública, destacando:
• o compromisso com a transparência,
• o fortalecimento do planejamento estratégico,
• e o aprimoramento contínuo das políticas públicas.
Reconhecimento nacional
O protagonismo técnico do município também ganhou visibilidade nacional. Antes mesmo da divulgação do ranking estadual, a diretora Lesliane foi convidada pelo Governo Federal para integrar a mesa temática “Instrumentos de mensuração e orientação para construção de capacidades municipais”, reforçando a relevância do trabalho desenvolvido em Três Lagoas.











