Frente fria oceânica e sistema de baixa pressão sobre o Paraguai aumentam instabilidade e risco de chuva forte em praticamente todo o estado nesta segunda-feira (1º)
O primeiro dia de dezembro já marca uma mudança significativa no tempo em Mato Grosso do Sul. A combinação do avanço de uma frente fria oceânica com um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai cria as condições ideais para que a chuva ganhe força e se espalhe por praticamente todo o território estadual nesta segunda-feira (1º).
Enquanto as instabilidades se organizam, o calor intenso segue como destaque, especialmente em algumas regiões. A previsão indica um dia de contrastes, com temperaturas elevadas e aumento significativo do potencial para pancadas de chuva, que podem ser fortes e acompanhadas de rajadas de vento em algumas áreas.
Na capital, Campo Grande, a previsão aponta mínima de 25°C e máxima de 34°C, com aumento da nebulosidade e possibilidade de chuva à tarde ou noite.
No sul do estado, incluindo o Cone Sul e a Grande Dourados, a segunda-feira amanhece com temperaturas amenas, entre 23°C e 24°C, mas o calor volta com força à tarde, quando os termômetros podem marcar entre 31°C e 35°C. Ponta Porã deve ter um alívio relativo, enquanto Dourados e Iguatemi seguem na disputa pelas temperaturas mais altas da região.
A faixa pantaneira e o sudoeste mantêm o padrão de calor intenso característico desta época. As mínimas variam de 25°C a 27°C, e as máximas podem alcançar impressionantes 36°C a 37°C em cidades como Corumbá, Aquidauana e Porto Murtinho.
No norte do estado, os termômetros oscilam entre 22°C e 23°C pela manhã e sobem para 33°C a 36°C à tarde, com Coxim despontando entre as áreas mais quentes.
Já nas regiões do Bolsão e leste, a segunda-feira começa com temperaturas entre 23°C e 25°C. Durante a tarde, Três Lagoas e Paranaíba podem alcançar máximas entre 35°C e 37°C, mantendo a sensação de calor abafado mesmo com a aproximação das instabilidades.
A principal atenção fica para o aumento generalizado da instabilidade. A formação climática descrita pelos meteorologistas indica que, a partir desta segunda-feira, as condições ficam propícias para a ocorrência de chuvas volumosas e possivelmente tempestades isoladas em várias partes de Mato Grosso do Sul.
A recomendação para a população é ficar atenta às atualizações dos boletins meteorológicos, principalmente para quem tem viagens ou atividades ao ar livre planejadas. Motoristas devem ter cautela devido à possibilidade de redução de visibilidade e aquaplanagem em trechos de rodovia durante as pancadas mais fortes.
O cenário de calor intenso seguido de chuva forte deve ser a tônica dos primeiros dias do último mês do ano no estado, marcando uma típica transição do tempo no início do verão.











