Imunizante chega ao estado nesta quarta-feira e será distribuído aos municípios na quinta, marcando início da vacinação gratuita pelo SUS para proteger recém-nascidos contra bronquiolite e pneumonia
Nesta terça-feira (2), o Ministério da Saúde iniciou a distribuição do primeiro lote nacional de mais de 673 mil doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Mato Grosso do Sul está entre os estados beneficiados e deve receber 10.755 doses do imunizante já nesta quarta-feira (3). A previsão é que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) distribua as vacinas a todos os municípios na quinta-feira (4), dando início à vacinação de forma simultânea em todo o estado.
A vacinação terá como público-alvo prioritário as gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. Conforme estimativa do Ministério da Saúde, Mato Grosso do Sul possui aproximadamente 39.989 gestantes elegíveis para a imunização. A meta do Governo Federal é vacinar pelo menos 80% desse grupo.
A inclusão da vacina no Calendário do Sistema Único de Saúde (SUS) representa um avanço na saúde pública brasileira. O VSR é o principal agente responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos no país.
“Com a chegada da vacina contra o vírus sincicial respiratório em Mato Grosso do Sul, daremos um passo muito importante na proteção da primeira infância”, afirmou o gerente de imunização da SES, Frederico Moraes. Ele destacou que a campanha permitirá o início imediato da vacinação, o que contribuirá para “reduzir a sobrecarga nas emergências pediátricas, especialmente nos períodos de maior circulação do vírus”.
A estratégia de vacinar as gestantes é considerada altamente eficaz. Estudos clínicos comprovaram que a imunização materna tem uma eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos bebês, até os 90 primeiros dias de vida.
“Isso acontece porque a vacinação durante a gestação permite a transferência de anticorpos da mãe para o bebê pela placenta, garantindo proteção desde o nascimento – fase de maior vulnerabilidade”, explicou a Secretaria de Saúde em nota.
A SES informou que as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) já receberam treinamento específico. As orientações abrangem o acolhimento das gestantes, conferência da idade gestacional, organização das salas de vacina e registro adequado das doses. A recomendação é que as gestantes priorizem a vacinação durante as consultas de pré-natal.
A vacina é de dose única a cada nova gestação e não há restrição quanto à idade da mãe.
Os dados reforçam a urgência da medida. Até novembro, o Brasil registrou 43,1 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados por VSR. Em Mato Grosso do Sul, foram 1.991 casos da SRAG pelo vírus, representando 33,2% de todos os casos da síndrome no estado.
Chama a atenção a incidência na faixa etária infantil: 52,37% dos casos de SRAG no MS foram em crianças de zero a nove anos, mesma faixa que corresponde a 9,4% dos óbitos pela síndrome.
O estado passou boa parte do primeiro semestre de 2025 em alerta ou alto risco para SRAG, situação que foi amenizada pelas campanhas de vacinação contra a Influenza, nas quais MS se destacou nacionalmente pela alta cobertura.
A oferta da vacina pelo SUS só foi possível após um acordo de transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e o laboratório produtor. O investimento federal para a aquisição deste primeiro ano é de R$ 1,17 bilhão, que garantirá a distribuição de 1,8 milhão de doses em todo o país. Está prevista a compra de mais 4,2 milhões de doses até 2027.
Essa parceria permitirá que o Brasil fabrique o imunizante, oferecendo-o gratuitamente à população. Na rede privada, o custo da vacina pode chegar a R$ 1,5 mil.
Com a chegada das doses, Mato Grosso do Sul se prepara para iniciar mais uma importante frente de combate a doenças respiratórias, focando na prevenção para proteger os bebês desde os primeiros momentos de vida.











