O Governo de Mato Grosso do Sul deu um passo estratégico para consolidar o estado como um laboratório de inovação em políticas públicas digitais. Foi formalizado nesta semana um acordo de cooperação técnica com o Google Brasil para acelerar a transformação digital regional. O Memorando de Entendimento (MoU) assinado prevê a colaboração em áreas como tecnologia, inteligência artificial (IA) e infraestrutura em nuvem.

O anúncio foi feito durante reunião na sede do Google, em São Paulo, com a presença do governador Eduardo Riedel, secretários de Estado e executivos da empresa. O objetivo central é potencializar a eficiência da gestão estadual e ampliar o uso de soluções tecnológicas em setores críticos como educação, saúde e segurança pública.
“Nossas ações dentro do Governo do Estado estão muito focadas na transformação digital, que na atualidade tem um papel fundamental para a efetividade da gestão estratégica sair do papel e ser executada, chegando à população”, afirmou o governador Riedel durante a cerimônia. “Por isso, a digitalização e modernização do Estado estão entre os nossos pilares de Governo”, completou, destacando o papel crucial da IA e de novas tecnologias no serviço público.
Uma das principais frentes de atuação será o agronegócio, motor econômico de Mato Grosso do Sul. O estado, um dos maiores polos agropecuários do país, será palco para a aplicação de modelos avançados de inteligência artificial. A expectativa é que a tecnologia promova uma ampla otimização da cadeia produtiva, melhore a previsão climática – fator crucial para as lavouras – e apoie de forma mais precisa as tomadas de decisão do setor, elevando a produtividade.
O presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, ressaltou o potencial do estado. “Mato Grosso do Sul já é uma potência no agronegócio e a tecnologia pode ser uma aliada para o crescimento do Estado. Queremos apoiar o Governo a levar o impacto positivo da tecnologia para a população”, declarou.
Além do agro, a educação é outra área que receberá atenção especial. A parceria pretende utilizar tecnologias do Google para personalizar currículos, melhorar o desempenho dos alunos e aumentar a eficiência administrativa das escolas.
Internamente, a administração pública contará com soluções de computação em nuvem para armazenamento de dados e sistemas, e de machine learning (aprendizado de máquina) para organizar informações, aumentar a transparência e gerar economia de recursos. A criação de uma base de dados estruturada e unificada é vista como fundamental para, no futuro, integrar aplicações de IA a serviços essenciais como saúde, segurança e finanças.
Para o Governo de MS, o acordo representa um passo decisivo rumo a uma administração mais moderna, inteligente e conectada às demandas dos cidadãos. O governador Riedel esteve acompanhado no evento pelos secretários Rodrigo Perez (Governo e Gestão Estratégica) e Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).











