BNDES aposta R$ 1,05 bi em ferrovia que liga fábrica a porto e deve transformar logística da celulose

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Nova linha de 87 km em MS, para escoar celulose, deve gerar 3 mil empregos e reduzir emissões de CO₂ em 87%. Operação usa novo modelo de debêntures com benefício fiscal

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou, nesta semana, um apoio financeiro de R$ 1,05 bilhão para a Eldorado Brasil Celulose S.A. implantar uma nova ferrovia de 86,7 quilômetros que ligará Três Lagoas a Aparecida do Taboado, em Mato Grosso do Sul. A estrutura, voltada para o escoamento da produção de celulose, marca o primeiro projeto viabilizado no país sob o regime de autorização ferroviária, modelo que agiliza a implementação de novas linhas.

Durante a fase de obras, a estimativa é a geração de mais de 3 mil empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia regional e fortalecendo as cadeias produtivas florestal e logística.

O apoio do BNDES ocorre por meio da subscrição de R$ 1 bilhão em debêntures de infraestrutura – com emissão coordenada pelo próprio banco –, além de um financiamento de R$ 50 milhões pela linha Finem. A operação é pioneira no mercado local ao utilizar a Lei nº 14.801/2024, que criou as debêntures de infraestrutura com benefício tributário para os emissores. Outra inovação é a remuneração atrelada a uma cláusula de variação cambial, possibilidade também prevista na nova legislação.

De acordo com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a iniciativa reforça o papel do banco no desenvolvimento do mercado de capitais e na ampliação da competitividade da indústria brasileira. “O projeto contribuirá para a redução dos custos logísticos e para o fortalecimento do setor de celulose, no qual o Brasil está entre os maiores produtores do mundo”, destacou. O país produz cerca de 24,3 milhões de toneladas por ano, atrás apenas de Estados Unidos e China.

A ferrovia traz ainda um impacto ambiental significativo. Atualmente, o transporte da produção é majoritariamente rodoviário, com circulação estimada de cerca de 50 mil caminhões por ano. Com a ferrovia, a expectativa é reduzir em 87,3% as emissões anuais de CO₂, o equivalente a aproximadamente 105,3 mil toneladas, alinhando o projeto às diretrizes de transição para uma economia de baixo carbono.

A nova linha vai interligar a fábrica da Eldorado, em Três Lagoas, ao terminal da empresa em Aparecida do Taboado, que se conecta às malhas da Rumo – principal corredor ferroviário entre Rondonópolis (MT) e o Porto de Santos (SP).

A Eldorado completa sua rota de exportação com um terminal portuário próprio em Santos, inaugurado em 2023 e projetado para escoar até 3 milhões de toneladas de celulose por ano. A instalação foi concebida para operar com composições de até 72 vagões, otimizando a eficiência e a escala da logística de exportação.

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Edição 269