MPMS articula estratégias para o gerenciamento de resíduos sólidos em Inocência

20260127_181717_original_foto9loubet

Na tarde desta segunda-feira (26), o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) foi palco de uma reunião estratégica voltada à sustentabilidade urbana e ambiental do município de Inocência. O encontro teve como pauta central o aprimoramento do gerenciamento de resíduos sólidos na região.

A reunião foi conduzida pelo Promotor de Justiça Luciano Furtado Loubet, coordenador do Núcleo Ambiental em apoio ao Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, da Habitação e Urbanismo e do Patrimônio Histórico e Cultural (Caoma), atuando em suporte direto à 1ª Promotoria de Justiça de Inocência.

O Promotor de Justiça Ronaldo Vieira Francisco, responsável pela 1ª Promotoria de Justiça de Inocência, participou dos debates de forma remota.

Um dos pontos do encontro foi a apresentação de uma proposta de investimento destinada especificamente ao manejo de resíduos no município, pela representante da Arauco Brasil S.A, Camila B. S. Paschoal.

A iniciativa faz parte de um esforço conjunto para preparar a infraestrutura local para os novos desafios demográficos e produtivos.

Também participaram da mesa de discussões representantes da Prefeitura Municipal de Inocência e membros do Projeto Valoriza.

O MPMS ressalta que o acompanhamento dessas políticas públicas — sejam elas sociais, ambientais ou urbanísticas — é fundamental e contínuo. A atuação do Núcleo Ambiental visa mitigar e compensar os impactos decorrentes da instalação da nova indústria de celulose da Arauco no município.

“Nosso papel é garantir que o crescimento econômico de Inocência caminhe lado a lado com a preservação ambiental e a qualidade de vida da população local”, destacou o Promotor Luciano Loubet durante a sessão.

O gerenciamento eficiente de resíduos sólidos é considerado um pilar essencial para evitar o passivo ambiental e garantir que a expansão urbana de Inocência ocorra de forma ordenada e sustentável.

Compartilhe nas Redes Sociais

Banca Digital

Edição 271