A sexta-feira 13 é conhecida popularmente e mundialmente como o “dia do azar”. Este dia 13 de fevereiro de 2026 cai em uma sexta e é a primeira sexta-feira treze do ano. A superstição desaconselha que pessoas cruzem por um gato preto na rua, passem debaixo de escadas e quebrem espelhos, pois essas convicções podem causar azar. Covardemente, gatos pretos são perseguidos, torturados e mortos em sextas-feiras 13 e halloweens devido às superstições atribuídas ao animal.

O medo específico da sexta-feira 13 é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia. Já o medo específico do número 13 é chamado de triscaidecafobia. Diversas crenças e culturas antigas aludem o “13” como um número de má sorte, irregular, infelicidade e sinal de infortúnio.
O dia é considerado amaldiçoado por vários motivos. Alguns deles são a morte de Cristo ocorreu em uma sexta-feira, conhecida como sexta-feira da Paixão, o grande dilúvio ocorreu em uma sexta-feira na tradição judaica, a carta de número 13 representa morte no Tarô, o Rei francês Felipe IV ordenou perseguição e tortura de templários em 13 de outubro de 1307, sexta-feira, e na Santa Ceia reuniram-se 13 pessoas na mesa, sendo que duas delas morreram em seguida por mortes trágicas.
Na numerologia, o 12, numeral antecessor, é considerado um número completo. Há 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus, 12 deuses do Olimpo e 12 signos do Zodíaco. Os conjuntos de mesa para um jantar são compostos por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.
A contadora Amanda Fernandes acredita nas superstições de sexta-feira 13. “Quando acordo, coloco o pé direito no chão para atrair sorte neste dia”, contou. As próximas sextas-feiras 13 são em março e novembro de 2026.











