A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Clínica da Mulher, promoveu no último sábado (02), uma ação alusiva ao Outubro Rosa que tem como foco a Luta e Combate Contra o Câncer Feminino, com a antecipação da data para realização de exames preventivos de 40 mulheres que já estavam agendadas.

No total, foram realizadas 17 mamografias, 18 USG de mama e 05 biopsias de colo uterino. Conforme a coordenadora da Clínica, Edineia Fialho, a ação foi realizada apenas com mulheres com agendamento para evitar aglomeração. “Como estamos no meio de uma pandemia, preferimos evitar a livre demanda e, com isso, realizamos exames apenas daquelas pacientes que já estavam agendadas”, comentou.

A coordenadora destacou que a ação atingiu a expectativa, no entanto cerca de 10 mulheres convidadas para realizar seus exames no sábado não compareceram. “Pelo fato de o câncer de mama ser um dos mais comuns entre as mulheres, a prevenção através do exame de toque e a mamografia são indispensáveis para um diagnóstico e tratamento precoce”, ressaltou a coordenadoras.

Além disso, Izabela Cristina Carducci, que é enfermeira obstetra, explicou que os sinais do câncer podem variar, porém uma das principais manifestações da doença é a presença de nódulos nos seios, que se apresentam palpáveis, endurecidos e indolores. “Outros sinais, segundo ela, são: vermelhidão ou inchaço na pele, mamilos retraídos, secreção mamilar serosa ou sanguinolenta e pele aspecto casca de laranja. ”

No decorrer de todo o mês de outubro a Clínica da Mulher tem a previsão de aumentar as vagas de mamografias diárias para obter uma cobertura maior na quantidade de exames.

 

Fonte: PMTL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *