Câmara de Três Lagoas terá Comissão de Ética e voltará a fazer duas sessões por semana

Em entrevista exclusiva ao Jornal Expressão MS nesta sexta-feira (22), o vereador e presidente da Câmara Dr. Cassino Maia falou sobre vários assuntos de interesse da população três-lagoense, e anunciou que já protocolou um projeto que cria a Comissão de Ética no legislativo, que deverá ser votado ainda neste ano. O retorno de duas sessões por semana (suspenso por causa da pandemia), saúde do município, Hospital Regional, futuro político e outros projetos de sua autoria, também foram abordados na entrevista que pode ser assistida no final dessa matéria, e nas redes sociais do Expressão MS no Facebook e You Tube.

Ao comentar sua experiência como secretário em três importantes secretarias da prefeitura, na primeira gestão do prefeito Angelo Guerreiro, Cassiano Maia disse que foi um grande desafio assumir a secretaria de Saúde do município, apesar de ser médico, as questões da iniciativa privada e pública exigem muita atenção e dedicação, mas tem muita coisa diferente.

“É muito diferente ter um conhecimento e uma vivência no setor privado na parte da saúde, e passar todo esse conhecimento para o poder público. Lembro no primeiro dia de mandato do prefeito Angelo Guerreiro e ele me chamou pra estar na casa dele as 4:30 da manhã e me disse: Cassiano, eu quero ser um prefeito que tenha o reconhecimento na saúde. Ali a gente nem imaginávamos o quão bom ele iria ser como gestor público completo, não só na saúde”.

A experiência no comando do Comitê de Enfrentamento à pandemia da Covid-19 também foi abordado na entrevista. “Sem dúvida foi o maior desafio da minha vida. Esse comitê foi onde a gente quis fazer da prevenção e da proteção do coronavírus, e ter o cuidado para que o menos possível fosse atacada a economia do município”. Falando sobre a situação atual e declínio nos registros de casos confirmados e óbitos, o presidente da Câmara avalia que a participação de todos foi fundamental para chegar no momento atual de retomada das atividades de vários segmentos da economia local. “A gente não pode deixar de parabenizar toda a população três-lagoense, ela entendeu o que o comitê quis passar pra ela e foi fundamental porque foi muito educada e teve o conhecimento necessário, e isso foi peça chave”.

A inauguração e funcionamento do Hospital Regional pelo Governo do Estado, deve trazer mudanças no atendimento da saúde a questões de média e alta complexidade para Três Lagoas e municípios da região. De acordo com Cassiano Maia, a licitação para contratação de empresa para gerir o Hospital Regional deve ser feita até o final do ano para que os atendimentos tenham início logo em seguida. Segundo ele, as obras físicas já estão concluídas.

Sobre a implantação de uma Comissão de Ética na Câmara, projeto de sua autoria, Cassiano disse que deve ser votado ainda neste ano e comentou sobre a importância do mesmo para a Casa Legislativa e todo setor público.

“É fundamental toda estrutura pública ter um pilar de um conselho ético. Uma comissão de ética protege as estruturas e ali na Câmara não vai ser diferente. A gente precisa delinear todas as regras, todas as obrigações, deveres e até mesmo punições e quantificar essas punições. Essa comissão de ética vai ser muito importante para que nós vereadores consigamos de forma mais respeitosa trabalhar e respeitar o parlamento. Nós não podemos nos comportar de forma irregular. Quero garantir aqui que vamos ter uma Câmara Municipal com uma comissão de ética com um conselho ético importante, forte e respeitoso para toda nossa população”

A entrevista na íntegra pode ser assistida no link abaixo:

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *