Gamificação auxilia aprendizagem de Química em unidade de Três Lagoas

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A Escola Estadual Fernando Corrêa, situada na rua João Carrato, bairro Lapa, em Três Lagoas-MS, promoveu metodologia, através da gamificação, para aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, de forma diferenciada, na disciplina de Química.

A gamificação tem sido uma metodologia ativa que usa mecanismos de videogames, em contextos não-jogo, com objetivo de envolver os estudantes num contexto lúdico, não estando diretamente relacionado ao jogo (OLIVEIRA, 2018), para desenvolver o conhecimento de forma diferenciada.

Game: Reações orgânicas

A proposta desenvolvida pelo professor Nudson Souza Santos teve como sequência didática o uso do jogo The Witcher 3 Wild Hunt, para introduzir os conhecimentos sobre conteúdos de reações orgânicas na disciplina de Química, junto a estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Dentro da sequência, os discentes realizaram uma avaliação diagnóstica inicial, como prévia para a prática de produzir poções no jogo.

O professor Nudson trouxe os equipamentos necessários e desenvolveu sua aula na sala de vídeo, as cadeiras em círculo e todos com a atenção voltada à tela. Para finalizar a sequência, é aplicada uma avaliação diagnóstica final com objetivo de mensurar o aprendizado dos discentes durante as discussões desenvolvidas nas aulas. A análise categorial será construída de acordo com as respostas dadas pelos estudantes, como propõe Laurence Bardin (1977).

O professor sempre que possível utiliza formas diferenciadas para suas aulas, a exemplo da ferramenta Phet Simulation, que possibilita mostrar as simulações para aulas da área de Ciências da Natureza, Biológicas e até em Exatas, em pistas de skate e outros ambientes virtuais.

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