De acordo com a diretora de Saúde Coletiva, Andréia Lima, a ação faz parte da portaria nº 1.944, de 27 de agosto de 2009 que institui no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.
“Esta portaria considera que a população masculina apresenta altos índices de morbimortalidade, representando assim verdadeiros problemas de saúde pública. Diante da necessidade de apoiar ações e atividades de promoção de saúde para facilitar e ampliar o acesso aos serviços de saúde por parte dessa população, daremos início as ações a serem realizadas pelas unidades de saúde da nossa Cidade”, explicou.
Entre os temas que as Unidades podem trabalhar estão câncer de próstata; etilismo, tabagismo e câncer de boca; autocuidado (alimentação saudável e atividade física); vasectomia e violência no trânsito ou depressão.
Já dos serviços que deverão ser ofertados está atualização do cartão de vacina; testes rápidos; consulta médica e de enfermagem; aferição de pressão e glicemia; encaminhamento para vasectomia; avaliação cardiovascular; teste de snellen (visão); atendimento odontológico; solicitação de exames PSA; auriculoterapia e avaliação antropométrica.
Andréia lembra que os temas são sugestões, ficando a critério das coordenações juntamente com a equipe decidir a temática a ser trabalhada, levando em consideração os agravos presentes no território abrangido pela USF.
Andréia acredita que esta é uma ótima oportunidade também para as empresas trabalharem o assunto com seus colaboradores, colocando as Unidades de Saúde a disposição para o atendimento destes funcionários. “Estaremos disparando ofícios para algumas empresas para lembrá-los da campanha e os mesmos serem comtemplados com estes serviços”, finalizou a diretora.