SPPM realiza programação pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

5e409d4c-f095-4357-8036-da6e347cd400_600x400

Como parte das ações pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, campanha internacional organizada desde 1991 por mulheres de todo o mundo, a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SSPM), organizou uma série de ações com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher.

A programação terá início no dia 25 e 26 de novembro com a realização de seminário presencial com o tema: “Pelo fim da violência contra as mulheres”. E seguirá na modalidade online com palestras e webinários debatendo algumas das violências sofridas pelas mulheres.

“Nosso desafio na campanha neste ano é alcançar as mulheres que estão em situação de violência, mas ainda não tem conhecimento sobre seus direitos, não sabem onde procurar ajuda ou como denunciar. A pandemia foi muito cruel com mulheres e meninas, o distanciamento social agravou as violências domésticas e precisamos fortalecer as redes de atendimento às mulheres em todo o Estado, para que o acolhimento seja humanizado e especializado. Nessa linha, a campanha propõe um seminário presencial marcando o “Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência contra a Mulher” e várias ações virtuais, para permitir ampla participação de profissionais de todos os municípios, sem gerar ônus com deslocamento, objetivando qualificar a formação e aprimorar os atendimentos de todos os órgãos da rede”, explica a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja.

As ações terão a participação de ativistas pelo fim da violência; representantes do Instituto Avon; Defensoria Pública; Ministério Público; Tribunal de Justiça; Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos; Instituto do Observatório Nacional da Mulher na Política; Secretaria de Cidadania e Cultura; Conselhos e representantes do meio cristão.

Histórico
Os “16 dias de ativismo” começaram em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como Las Mariposas, assassinadas em 1961 por integrarem a oposição ao regime do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana.

Datas simbólicas
25 de novembro – Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres, Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência contra a Mulher.
6 de dezembro – Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, também conhecido como o Dia do Laço Branco.
10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Fonte: Governo MS

 

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias

Banca Digital

Edição 220