As equipes de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizam na manhã desta terça-feira (30), a 1ª ação do Consultório na Rua e o encerramento da campanha “Novembro Azul”, na Praça Ramez Tebet.

Foram montadas tendas no local, onde estão sendo realizados serviços como: avaliação antropométrica (pesagem, medição e avaliação de massa corpórea), orientação sobre saúde bucal com entrega de kits, testagem rápida para hepatites, HIV e sífilis e atualização de vacinação COVID-19 (primeira, segunda e terceira dose).

A secretária de Saúde, Elaine Fúrio, acompanhou a ação e explicou que “o Consultório na Rua é um programa do Ministério de Saúde, que o Município aderiu em atenção à saúde das pessoas em situação de rua. Esta é a primeira ação em local público com vários profissionais, no intuito de aproximar o atendimento básico dessa população, que muitas vezes procuram o sistema de saúde apenas em casos de urgência. Trabalhar a prevenção é primordial”, disse.

De acordo com a diretora de saúde coletiva da SMS, Andréia Lima, “a estratégia é estar onde eles mais se concentram, sendo esta praça um dos principais locais. Mas o Programa já realiza abordagens periódicas e quando identificamos algum caso que necessite de tratamento específico, procuramos encaminhar a pessoa para as unidades de saúde. Neste momento, a ação está sendo bem aceita por eles”, ressaltou.

Vivendo atualmente em situação de rua, Elton foi o primeiro a chegar e passar pelos atendimentos. “Gostei da ação e acho muito importante este alerta que eles fazem para a gente cuidar da saúde. Estou incentivando o pessoal que eu conheço a vir passar pelo atendimento. Em questão de saúde e assistência social, estamos bem amparados”, destacou ele.

Os atendidos também tiveram café da manhã, corte de cabelo, barba e unhas gratuitos.

Além deste público, a equipe realizou abordagem às pessoas que circulavam pela praça para oferecer os serviços da ação. Atualmente, o Consultório na Rua de Três Lagoas é considerado o mais completo do Estado, sendo modalidade 3, integrando sete profissionais de saúde.

NOVEMBRO AZUL

Para encerrar a campanha “Novembro Azul” no Município, o público masculino teve bate-papo com o médico Dr. Gilson Barbosa sobre o câncer de próstata, com orientações, prevenção e como identificar pelos sintomas comuns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *