Na noite desta segunda-feira (6), foi realizado o lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico de Selvíria, uma entrega do Sebrae/MS e da Prefeitura Municipal por meio do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde março deste ano. De acordo com o prefeito, José Fernando Barbosa, o plano é composto por ações que irão promover o crescimento da cidade e foi pensado de forma colaborativa.

“O Plano de Desenvolvimento Econômico é muito importante para o nosso município, pois foi pensado junto com a sociedade. Nós conversamos com toda a equipe do Sebrae, chamamos as lideranças e o comércio local, para discutirmos o que seria melhor para a nossa cidade e elencamos mais de 20 ações. Tenho certeza de que esse documento é de grande valia pois vem ao encontro de todos os anseios da nossa população”, destacou o prefeito.

Elaborado a partir de pesquisas socioeconômicas e do diálogo com lideranças locais do município, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Selvíria é composto por 29 ações voltadas para fortalecer a agricultura familiar, aumentar a autoestima da população, transformar desemprego em empreendedorismo, fazer com que os moradores comprem do comércio local, alavancar a área do turismo e promover a saúde para a terceira idade. Na data, as iniciativas foram apresentadas ao público pelo analista técnico do Sebrae/MS Fábio Taloni.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal, Adelson Alberto dos Santos, o plano atende as necessidades de todos os segmentos. “Cada uma das ações é significativa dentro do eixo que se encontra, no caso da agricultura familiar, as ações vem para fomentar a área de forma dinamizada, além disso o comércio local está sendo bastante fortalecido. Os comerciantes estão engajados e entendendo a necessidade de se qualificar e melhorar a estrutura para aumentar a clientela. Então, por meio do Cidade Empreendedora, mudamos comportamento e a cultura de quem vive aqui. Junto com o Sebrae, o poder público, o comércio e os moradores estão engajados para que o desenvolvimento, de fato, aconteça”, pontuou o diretor.

As ações elencadas no plano também irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade Agro”. A vertente foi escolhida pela administração pública e envolve focado no potencial produtivo da cidade com a proposta de estimular o pequeno produtor e criar incentivos para impulsionar a economia agrícola local. Segundo o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, com esse trabalho junto à prefeitura, a instituição se faz presente para auxiliar na transformação do município e o Plano de Desenvolvimento Econômico é mais uma entrega que tem esse propósito.

“Por meio de uma pesquisa socioeconômica e da escuta qualificada das lideranças locais e da sociedade como um todo foi possível mapear as potencialidades do município e identificar as principais necessidades. A partir disso definimos, em conjunto, um plano de ação para Selvíria que irá nortear o caminho rumo ao desenvolvimento. Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas quando temos diversas mãos envolvidas, é uma grande oportunidade. O desenvolvimento não vem de fora para dentro, ele vai acontecer com o engajamento da sociedade selvirense. Contem o Sebrae, acreditem que é possível e se tornem protagonistas desse processo”, ressaltou Tito.

Na data, também estiveram presentes no evento o presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Selvíria (ACIES), Renato Cassemiro Dias; o presidente do Sindicato Rural dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Rurais de Selvíria, Washington Luis dos Santos; o presidente da Câmara Municipal, Hércules Flavio Barbosa, o gerente industrial da Kelko, Jean Carlo Gasperini;e o representante da Eldorado Brasil, Matheus Ruteski.
Após a solenidade, foi promovida para o público a palestra “O catador de sonhos”, ministrada pelo empreendedor, case de sucesso, Geraldo Rufino. Geraldo já foi catador de latinhas e hoje é proprietário da maior empresa de reciclagem da América Latina, a JR Diesel. Na data, ele contou para os participantes a sua trajetória profissional, desde o seu primeiro trabalho, como carvoeiro, até o sucesso que atingiu como empresário.

Melhorias para a Sala do Empreendedor

Além da apresentação do Plano de Desenvolvimento Econômico, durante o evento o Sebrae/MS também entregou para a Prefeitura Municipal de Selvíria um kit para a Sala do Empreendedor composto por dois notebooks, camisetas e um Memorial Descritivo que apresenta um novo layout para o espaço.

Com a proposta de transformar a Sala do Empreendedor em um ambiente cada vez melhor para atender os empresários locais, o projeto será executado a partir desta entrega e a inauguração está prevista para o próximo ano. O local desempenha o papel de apoio ao comércio local, com atendimento voltado para esclarecer dúvidas e auxiliar o empresário na regularização do empreendimento, além de dar suporte ao Microempreendedor Individual (MEI).

Para mais informações a respeito do programa Cidade Empreendedora, entre em contato com o Sebrae/MS por meio do número 0800 570 0800.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *