O secretário de Esportes, Juventude e Lazer – Sejuvel, de Três Lagoas, Antonio Rialino, foi o entrevistado desta quarta-feira (8) no Jornal Expressão MS, que vai ao ar todas as quartas e sextas-feiras a partir do meio dia na página do Expressão MS no Facebook e no canal do site no You Tube. Rialino falou dos projetos realizados pela Sejuvel em 2021 no retorno das atividades no município, estrutura dos ginásios poliesportivos, Madrugadão, etc, e com exclusividade sobre algumas novidades para 2022.

Dentre as novidades da secretaria para 2022, o secretário anunciou que o prefeito Angelo Guerreiro aprovou e o projeto já está em desenvolvimento para lançar a licitação no próximo ano para a construção de duas piscinas semiolímpicas ao lado do Ginásio de Esportes Cacilda Acre Rocha.

“Eu passei para o prefeito essa necessidade porque somos considerados Cidade das Águas, só que não temos uma piscina pública e hoje, para se ter uma ideia, batemos o recorde de inscrições para natação e hidroginástica. O prefeito mandou fazer o projeto que já está pronto, só está faltando a parte da cobertura porque as piscinas serão aquecidas”.

De acordo com Rialino, Três Lagoas voltou a revelar talentos em várias atividades. Ele citou uma aluna campeã brasileira de arremesso de peso recentemente, outra atleta campeã mundial de quebra de braço, equipe de judô campeã e outros. Rialino atribui a revelação de novos talentos ao apoio dado pelo prefeito Angelo Guerreiro ao esporte, e empenho dos profissionais lotados na secretaria, com destaque para o atletismo que sempre vem revelando novos talentos para o município e o país.

Um assunto que gerou polêmica com muita discussão nas redes sociais que ocorreu recentemente, após declarações da atleta paraolímpica Silvania Costa, ao decidir não competir mais pelo município e se transferir para outra cidade do interior paulista. Segundo Rialino, o assunto não foi bem explicado e da forma como foi divulgado pela atleta gerou confusão na população. O secretário fez questão de enfatizar que a secretaria é responsável por revelar talentos na base e no esporte amador, a partir do momento que o atleta se destaca para o esporte, ele recebe bolsa do Governo do Estado e ao se destacar para alto rendimento como medalhista olímpico, o atleta é patrocinado pela União, o que é o caso da Silvania.

“Pra nós é uma honra termos uma atleta campeã do mundo do nosso município, pois foi uma menina que iniciou ali na Adem com um professor e depois foi treinada pelo professor Reinaldo, até alçar esses lugares tão altos como alcançou, mas ela criticou que não é uma pista adequada, uma pista oficial, mas foi dali que conseguiu dar os primeiros passos e graças ao trabalho da prefeitura e dos professores da Sejuvel”.  Ao chegar na cidade a atleta foi recepcionada pelo prefeito, o secretário de Esportes e o presidente da Câmara para homenageá-la, e depois ela e a família desfilaram na cidade em carro aberto do Corpo de Bombeiros, mas,  após esse período a atleta teceu várias críticas ao que considerou falta de apoio do município, o que foi contestado pelo secretário.

“Depois ela simplesmente começou a atirar pedras dizendo que não teve apoio, que nunca teve apoio, mas se ela iniciou e quem bancou isso foi o poder público através da prefeitura e da secretaria, e o professor dela é nada mais nada menos que o professor Reinaldo, então todo o suporte que a prefeitura poderia dar ela deu, como faz para todos os atletas. Agora não pode confundir a cabeça da população dizendo que não tem apoio e dizer que em Três Lagoas o esporte não vai para lugar nenhum. Como não vai, se ela saiu daqui com apoio, até o café da manhã ela tomava na Adem, e o professor é testemunha disso. A Sejuvel tem a obrigação de fomentar o esporte de base e amador, profissional não. Quando o atleta passa para alto rendimento, ele recebe uma bolsa do Estado, é só fazer a inscrição para o bolsa atleta. Se ele se mantiver na posição e tiver um destaque nacional, e chega num patamar como é o caso dela de ser medalhista olímpica, ganha um prêmio de 165 mil reais e mais uma bolsa de 15,5 mil reais por mês, e aí já é o Governo Federal que abraça o atleta, então a prefeitura não tem e nem pode fazer isso. Então é preciso esclarecer a população e dizer a verdade”.

Outro assunto anunciado por Rialino na entrevista é uma novidade para o esporte a partir de 2022, e que, segundo ele, vai proporcionar um incentivo a mais para a participação de todas as modalidades esportivas realizadas pela Sejuvel. De acordo com o secretário, o projeto de lei já está na Câmara para aprovação dos vereadores e já entrará em vigor a partir do próximo ano, e serão concedidas premiações de medalhas, troféus e também em dinheiro para as competições da secretaria, e isso fará com que tenha muito mais participações de atletas do município e será um grande avanço para os próximos anos.

Outros assuntos como início na carreira política, liderança na Câmara de quatro prefeitos e assuntos relacionados ao esporte podem ser acompanhados na entrevista na íntegra no vídeo abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *