Mais um ano que se encerra e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca alguns dos diversos projetos e novos serviços desenvolvidos ao longo de 2020, como o Projeto Bem Viver da Academia da Saúde, o Ampliação do Programa Saúde na Escola, o setor de Educação Permanente em saúde, além da implantação de serviços como a Equipe de Consultório na Rua, a Central Regulação de Leitos Hospitalares e a extensão de horário de atendimento até as 19 horas nas unidades de saúde Jardim Maristela, Jardim Atenas, Miguel Nunes e Santo André. A pasta da saúde realizou, ainda, a entrega de reforma na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Centro do Especialidades Médicas (CEM).
Outras atividades de grande relevância foram relacionadas ao enfrentamento da pandemia por Covid-19. Para a secretária de Saúde, Elaine Fúrio, “o ano de 2021 foi especialmente desafiador para os profissionais e a equipe de Gestão em Saúde, nos meses de março, abril e maio, nós enfrentamos os piores momentos da pandemia até então, porém com muito trabalho e aprendizado conseguimos organizar nossa rede e superar esse período.”
Para o desenvolvimento das ações de combate e enfrentamento à Covid-19 foi realizada grande mobilização com a abertura temporária de um novo Pronto Atendimento no município, localizado nas instalações da Clínica da Criança e a UPA foi destinada exclusivamente ao atendimento de sintomáticos respiratórios.
Além disso, as Unidades de Saúde da atenção primária ampliaram o seu horário de atendimento para garantir acesso e assistência a todos os pacientes nos períodos mais críticos, uma vez que o município também enfrentou um aumento significativo dos casos de dengue no primeiro quadrimestre de 2021.
Outro segmento da saúde que teve sua atividade evidenciada neste ano foi a Vigilância em Saúde. Por meio das intensas campanhas de vacinação contra o novo coronavírus, em parceria com as unidades de atenção primária, possibilitaram atingir a marca de mais de 196 mil doses aplicadas até o momento, quase 87 mil referentes a 1ª dose, e quase 80 mil com a segunda dose, além de 8,5 mil doses única e quase 22 mil doses de reforço (terceira dose). Os departamentos de vigilância sanitária e vigilância epidemiológica atuaram de maneira acentuada para fiscalizar o cumprimento das medidas de biossegurança e o monitoramento dos casos positivos, respectivamente.
A rede hospitalar também recebeu investimentos e acompanhou a reestruturação de serviços em decorrência da pandemia, no ano de 2021, o município chegou a ter 25 leitos de UTI e 50 leitos clínicos exclusivos para o atendimento de pacientes respiratórios. Houve ainda o credenciamento de 15 leitos de suporte ventilatório pelo Ministério da Saúde para a UPA.
Em última análise, a secretária destaca a importância de todos os servidores e setores e da SMS, além do apoio das demais Secretarias como a de Administração, Infraestrutura e Finanças, para os resultados obtidos neste ano.