O Costa Rica estreou com o pé direito no Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série A 2022, ao bater o Operário, por 2 a 1, nesta quarta-feira (2). Além deste, mais três jogos movimentaram a rodada de abertura em Campo Grande, Rio Brilhante e Aquidauana. A competição tem o Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), como principal fomentador.

Diante de seu torcedor, no Estádio Municipal Laerte Paes Coelho (Laertão), a Cobra do Norte foi superior ao Galo, em confronto válido pelo grupo A, e marcou com Eduardo e Jorginho. Adriano foi o autor do gol operariano. Pela mesma chave, o União/ABC venceu o Comercial pelo placar mínimo, com gol de Matheus, no Estádio Universitário Pedro Pedrossian (Morenão).

O Dourados AC jogou no Estádio Municipal Iliê Vidal (Ninho da Águia), em Rio Brilhante, e ficou no empate em 1 a 1 com o Coxim. Douglas abriu o placar para os mandantes e Vinicius deixou tudo igual para a equipe coxinense. Também pelo grupo B, o Aquidauanense fez valer o “fator casa” e bateu o Naviraiense por 3 a 1, no Estádio Municipal Mário Pinto de Souza (Noroeste). Os gols do Azulão foram de Jô e Bruno Chaves (2x).

O campeonato tem a participação de 10 clubes, divididos em dois grupos. A chave A conta com Costa Rica Esporte Clube, Operário Futebol Clube, Esporte Clube Comercial, Clube de Esportes União/ABC e Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão (SERC). Já o grupo B é formado por Dourados Atlético Clube, Aquidauanense Futebol Clube, Esporte Clube Águia Negra, Clube Esportivo Naviraiense e Coxim Atlético Clube.

O Estadual 2022 segue o formato de disputa da última edição. Na primeira fase, classificatória, os times se enfrentam em turno e returno até 13 de março, segundo a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS). As três melhores equipes de cada grupo garantem vaga ao hexagonal final. Já os últimos colocados das chaves A e B serão rebaixados.

Na segunda e última fase, não haverá o sistema “mata-mata”, isto é, sem quartas de final, semifinal e final. Os seis classificados jogam entre si, em grupo único, com confrontos de ida e volta, no formato de pontos corridos. Sagra-se campeão o clube que obtiver o maior número de pontos conquistados nesta fase. O campeonato está previsto para terminar em 24 de abril. A competição tem o apoio do Governo do Estado, via Fundesporte.

Fonte: Governo MS

Foto de destaque: Arquivo/CREC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *