Começou na última segunda-feira (07) o Mutirão de exames custeados com recursos que seriam destinados ao Carnaval 2022 e uma grande preocupação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é a alta taxa de faltas aos procedimentos pré-agendados e confirmados pelos pacientes.

Entre os dias 7 e 12 de fevereiro, foram agendados 429 exames em quatro especialidades médicas e 190 não compareceram para realizar o procedimento, mesmo tendo confirmado presença. Os dados apontam que 44,28% dos pacientes estão faltando e como consequência acabam tirando a oportunidade de outras pessoas realizarem os exames.

A Secretária Municipal de Saúde, Elaine Fúrio, alerta que os procedimentos que estão sendo realizados durante o mutirão são os que mais têm demanda reprimida e a ausência dos pacientes confirmados na agenda compromete o objetivo da ação, que é dar celeridade e reduzir o tempo de espera para realizar os exames.

É importante destacar que a ação atende apenas pacientes que já possuíam agenda no sistema de regulação, ou seja, o mutirão não atenderá por livre demanda. Dito isso, a SMS informa que os profissionais de saúde ligaram para esses pacientes informando a data e horário que devem comparecer a um dos dois locais do mutirão para a realização do exame.

O mutirão vai atender agendas para endoscopia, colonoscopia, ultrassonografias e eletrocardiograma, com previsão de atendimento de cerca de 500 pessoas em cada especialidade. Os pacientes que têm agenda realizarão os exames de segunda a sexta-feira após às 17h e aos sábados das 7h às 17h, sempre de acordo com o dia e hora informada no reagendamento via telefone.

CUIDADO COM GOLPES

Como os profissionais de saúde entrarão em contato via telefone para informar o reagendamento, é importante destacar que nenhum deles solicitará códigos enviados por SMS ou Whatsapp, nem mesmo enviará links clicáveis por esses mesmos meios de comunicação. No máximo, o profissional vai solicitar a confirmação de dados que já estarão em posse dele dentro do sistema de regulação.

 

Fonte: PMTL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *