A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Imunização, dá início a descentralização da vacinação contra Covid-19 em Brasilândia. A partir desta terça-feira (15), as três Estratégias de Saúde da Família do município passarão a disponibilizar doses do imunizante, facilitando o acesso da população à vacina.

De acordo a Secretaria Municipal de Saúde, o motivo da descentralização é devido a vacinação estar avançada em várias faixas etárias. Com isso, o Postão, onde foi realizada todas as etapas da vacina não será mais ponto de vacinação.

Sendo assim, as ESF’s 1, 2 e 3 passarão a disponibilizar todas as doses e de todos os laboratórios. No Reassentamento Novo Porto João André, a vacinação ocorrerá por agendamento.

A vacinação está aberta para todos os públicos, sendo para as crianças de 5 a 11 anos, para os adolescentes que tenham entre 12 e 17 e pessoas com mais de 18 anos.

Para tomar a vacina é preciso estar atento às datas impressas no comprovante de vacinação, entregue no momento em que tomou a primeira dose.

O intervalo dos imunizantes Coronavac e Pfizer é de 30 dias, para a segunda dose, e para a vacina da Astrazeneca é preciso esperar dois meses (60 dias).

A terceira dose e a dose de reforço é aplicada apenas no público de 18 anos ou mais e é preciso esperar o período de 4 meses para se vacinar.

Já a quarta dose será aplicada em breve para as pessoas com mais de 60 anos.

Fonte: Prefeitura de Brasilândia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *