A diversidade no ambiente corporativo tem sido pauta cada vez mais recorrente no dia a dia, e, na Eldorado Brasil, o assunto é levado a sério. A companhia, com sua unidade industrial localizada em Três Lagoas (MS), possui princípios e iniciativas internas com foco na prática da valorização de pessoas. Variados perfis são incluídos nos processos seletivos para oportunidades em seu time, com acolhimento de novos profissionais sem distinção de raça, cor, gênero ou necessidade especial. Entre os processos estão as mulheres que buscam ocupar todos os espaços, incluindo os que historicamente são executados por homens e elas vêm obtendo nos últimos anos um progresso significativo.

Nos últimos dez anos, as mulheres conquistaram aproximadamente 5 mil novas vagas no setor industrial, segundo dados de pesquisa de 2021 divulgada pela FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul).

Nesse período, o total de mulheres ocupadas na indústria sul-mato-grossense aumentou 18%. Enquanto a mão de obra masculina cresceu 11% na mesma comparação.

A pesquisa ainda aponta que, atualmente a mão de obra feminina representa 25% de todo contingente ocupado nas atividades industriais desenvolvidas em Mato Grosso do Sul, e 25 municípios com percentual superior à média de participação. São mais de 34 mil mulheres diretamente empregadas na indústria estadual.

Em Três Lagoas, a mão de obra feminina na indústria representa 25%. São 3.479 mulheres empregadas na atividade industrial do município, de acordo com o levantamento do ano passado. Desse total, 79% – quase 3.500 trabalhadoras – estão concentradas em 4 segmentos:
– Celulose e papel (25% da mão de obra feminina)
– Confecção e vestuário (22% da mão de obra feminina)
– Metalmecânica (16% da mão de obra feminina)
– Calçados (16% da mão de obra feminina)

Mulheres na Eldorado Brasil

Diretamente responsável pelo processo de recrutamento, Gleice Fernanda dos Reis Melero, do time Atração e Seleção Eldorado Brasil reforça que as mulheres enfrentam desafios e os vencem. As empresas de um modo geral estão ano a ano ampliando as oportunidades no mercado de trabalho. “Nas oficinas, guiando ônibus ou pilotando aviões, operando máquinas pesadas. Presentes também nos hospitais, mercados ou na gestão de órgãos públicos, lá estamos nós! Num modo geral, nós, mulheres gostamos de desafios, somos atenciosas, temos garra, força por natureza, e colocamos amor no fazemos. A presença da mulher no mundo dos negócios, e sua forte presença na indústria é fato. E o que desejamos é que cada vez mais, mulheres lutem por seus objetivos, e conquistem a oportunidade de desenvolver suas carreiras. E empresas e instituições precisam continuar com iniciativas de incentivo. Afinal, saber valorizar a diversidade no ambiente de trabalho, é visar o desenvolvimento”, finaliza.

Conheça algumas das colaboradoras:

Para Helen Ariane Freitas Bueno Silva, operadora de escavadeira, há quase seis anos na Eldorado, a motivação para o trabalho diário, vem de iniciativas e ações de reconhecimento profissional e de incentivo da empresa: “O que mais me motiva trabalhar nesta área é o reconhecimento que tenho recebido desde minha chegada à empresa. A Eldorado sabe reconhecer o nosso trabalho, ela proporciona muitas oportunidades de crescimento. Já passei por diversas operações aqui na empresa, e almejo passar por outras ainda, não quero parar por aqui. Tenho mais planos pela frente, e o reconhecimento da empresa me motiva a vir trabalhar feliz todos os dias, e dar a minha colaboração na equipe A humildade e atitude de dono, são os valores da empresa, aos quais mais me identifico e vejo como fundamental, não só para a rotina de trabalho, mas para a vida”.

Isabela Gonçalves Cadamuro, operadora de área no setor de Secagem e Enfardamento da Eldorado há sete anos, conta como foram as etapas para sua evolução profissional dentro da empresa, e deixa um importante recado para as mulheres que almejam ingressar na área industrial: “Entrei na Eldorado em 2014 como estagiária, na área de Qualidade no laboratório. Fui contratada para analista assistente, recebi promoção para analista 1, então participei do recrutamento interno para a Secagem. Hoje sou operadora 1 na área de Enfardamento. A função que desempenho, o plano de carreira que a empresa proporciona, e o ambiente de trabalho, são fatores muito motivadores para mim. E para todas as mulheres que gostariam de trabalhar no setor industrial, eu digo que é possível, basta se capacitar na área em que deseja atuar. Aqui temos mães, filhas, esposas, e todas desempenham suas funções com muito vigor e profissionalismo”.

A Supervisora de Desenvolvimento Organizacional no RH da Eldorado, Nicole Azambuja da Silva, contratada há dois meses, fala sobre a participação da mulher no mercado de trabalho, e destaca a importância da diversidade no ambiente corporativo: “Foi a partir dos anos 70 que as mulheres começaram a ter mais força no mercado de trabalho e começaram a assumir posições ainda mais importantes para o desenvolvimento da sociedade. E apesar de terem se passado muitos anos, ainda temos um caminho enorme a ser percorrido e é fundamental a compreensão de que ter mulheres cada vez mais ativas e protagonistas de sua carreira faz com que as empresas se tornem mais competitivas e lucrativas, afinal a diversidade possibilita pontos de vista diferentes e novas ideias”.

Elisabete Batista Mendes, soldadora de manutenção, há cinco meses na empresa, fala sobre “Um grande orgulho para mim mesmo primeiramente, poder chegar onde cheguei com bastante empenho e garra. Já ouvi muitos ‘nãos’, mas não desisti. E é uma grande satisfação, quando saio debaixo da carreta, e algum motorista vê e comenta: olha é uma mulher!!! Isso me traz grande alegria, porque ainda não é algo muito comum mulheres em ambientes de oficinas, mas estamos conquistando espaço e mostrando resultados surpreendentes. Por isso, digo a todas as mulheres: Não desista. Seja qual for seu sonho busque, lute por ele! Coloque Deus a frente de tudo e conseguirá chegar onde você quiser”.

Com sucessivos recordes de produção, avanço em todas as áreas e um time de alto desempenho a Eldorado Brasil preza por pessoas alinhadas com seus valores. “No momento em que oferecemos novas oportunidades, nosso olhar é sempre voltado para a diversidade de gêneros. Buscamos por colaboradores que estejam alinhados com nossos valores, e com perfis profissionais que possam agregar com a empresa. Neste ano, completaremos 10 anos de operação. E a presença da mulher na trajetória da Eldorado, foi e sempre será fundamental no desenvolvimento da empresa,” destacou Élcio Trajano Jr, diretor de Recursos Humanos, Sustentabilidade e Comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *