O mês de abril iniciou com boas notícias no âmbito da Saúde em Três Lagoas. Na manhã da última sexta-feira (01), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oficializou a implantação do Projeto “Bem Nascer – Pacto Estadual pela Redução da Mortalidade Materna e Infantil”.

O evento aconteceu na recepção da Clínica da Mulher, reunindo diversas autoridades e profissionais de saúde. O Projeto é uma iniciativa do Governo do Estado e tem como objetivo aperfeiçoar os atendimentos e cuidados durante pré-natal e pós parto, reduzindo os riscos e a mortalidade materna e infantil.

A primeira dama do Município, Leide Daiane, foi condecorada como madrinha do Projeto e discursou sobre a importância dessa iniciativa. “Recebo com muita alegria esta missão, pois, sou mãe e sei da necessidade de uma atenção digna que todas as mulheres precisam durante o pré-natal. Parabenizo a primeira dama do Estado, Fátima Azambuja, pela idealização do Bem Nascer e aos nossos profissionais de saúde, que estarão empenhados em fazer com que este projeto seja um sucesso em nossa Cidade”, disse.

A secretária de Saúde, Elaine Fúrio, destacou que o projeto vai fortalecer o pré-natal. “Estaremos com uma equipe para realizar estes atendimentos, ampliando a realização de exames, acompanhamento às gestantes e contaremos com mais um médico na Unidade, tudo para aperfeiçoar a rede materno-infantil no Município e no Estado”, explicou.

Conforme a secretária, em 2021, houveram 1.887 nascidos vivos em Três Lagoas, porém, as taxas de mortalidade infantil e materna são as que mais preocupam. “Nosso Estado ainda tem um caminho a trilhar para a melhoria desses indicadores, razão esta que foi criado o Projeto Bem Nascer, buscando avançar na qualificação de toda assistência materno infantil”.

O projeto também atuará na estruturação dos serviços de saúde e qualificação dos profissionais.

Após a cerimônia de descerramento da placa do Projeto, a primeira dama e demais autoridades foram à Unidade de Saúde “Eurídice Chagas Cruz”, no bairro Santa Luzia, para a entrega de um novo aparelho de ultrassonografia, que vai otimizar o atendimento às futuras mamães.

Participaram da solenidade os diretores da Prefeitura Municipal, Adriano Barreto (Infraestrutura), Vera Helena Arsioli Pinho (Assistência Social), secretária de Saúde, Elaine Fúrio, vereadores Cassiano Maia, Evalda Reis, Marisa Rocha e Britão do Povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *