• Nos dias 25 e 26 deste mês, o superintendente do Procon Estadual, Rodrigo Vaz, juntamente com a gestora estadual do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC), Norma Cristina R. Martins e a gerente de Projeto, Gilsienny A. Munhoz, realizaram visita técnica ao Programa Municipal de Defesa do Consumidor “PROCON TL”, com objetivo de integrar parte de um projeto desenvolvido pelo Procon Estadual em auxiliar os Procons Municipais.

    Durante a visita técnica, foi dirimido assuntos pertinentes a antiga plataforma SINDEC, sistema utilizado pelo PROCON TL desde o ano de 2009 até o ano de 2022 para registrar as reclamações, do qual será descontinuado pela SENACON – Secretaria Nacional do Consumidor, sendo que o acesso permanecerá apenas para término dos atendimentos em aberto e para consulta do histórico de informações.

    Na oportunidade, foi apresentada ao Superintendente e sua equipe a nova plataforma PRO-CONSUMIDOR, implantado desde 02 de maio de 2022, conforme diretrizes da SENACON – Secretaria Nacional do Consumidor, de Brasília/DF.

    Também foram apresentadas as considerações acerca das oscilações sistêmicas em razão de ajustes da plataforma, algo que tem acarretado atraso no registro das reclamações durante o atendimento ao consumidor.

    De acordo com a SENACON, a meta é que o novo sistema seja implantado em todos os Órgãos do Brasil de Defesa do Consumidor até 2023, sendo que em vários estados brasileiros já está em funcionamento, como é o caso do estado do Mato Grosso do Sul, e em específico Três Lagoas, Dourados e Nova Andradina.

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