A Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Coordenação de Imunização, disponibiliza a vacina contra a meningite C (Meningocócica C) para crianças de até 10 anos, não vacinadas anteriormente, e profissionais de saúde da cidade.

De acordo com o comunicado emitido pela Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) do Ministério da Saúde a adoção desta medida tem como objetivo aumentar a proteção contra a doença meningocócica, evitando a ocorrência de surtos da doença, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos, em especial quando do retorno às aulas presenciais.

O comunicado ressalta, ainda, que a medida é necessária diante do cenário de baixas coberturas vacinais, observadas a partir de 2016, situação que se agravou a partir de 2020 com a pandemia da covid-19, e a falta de atualização do Calendário de Vacinação.

CRIANÇAS ATÉ 10 ANOS

A CGPNI considera a necessidade de buscar as crianças e os adolescentes até 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade, não vacinadas com a vacina meningocócica C (Conjugada), dada a relevância da vacinação neste grupo etário.

O imunizante meningocócico C (Conjugada) foi implantado na rotina de vacinação da criança em 2010. Esta vacina encontra-se disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação no esquema primário de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade. As crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, poderão ser vacinadas nesta campanha.

PROFISSIONAIS DA SAÚDE

A vacinação dos trabalhadores da saúde contra o sorogrupo C, com esquema de uma dose, é recomendada pela CGPNI, considerando a gravidade e a letalidade da doença, independentemente da idade. A vacina não é recomendada para gestantes e lactantes.

ONDE SE VACINAR

Os imunizantes já estão disponíveis nas Unidades de Saúde de segunda a sexta-feira das 8h às 16h30 nas Unidades de Saúde e das 8h às 18h nas USF Saúde na hora (Santo André, Atenas, Santa Rita, Vila Haro, Paranapungá, Jardim Maristela, Vila Piloto, Interlagos, São Carlos e Vila Nova).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *