Vereador fez graves acusações contra o MP do MS durante sessão da Câmara

 

O Promotor Felipe Almeida Marques, residente em Água Clara, protocolou na Câmara de Vereadores na última sexta-feira (1º), pedido de abertura de processo para Cassação do Mandato do vereador Marcelo Batista de Araújo – Marcelinho Carvoeiro (foto), pela prática de Quebra de Decoro. De acordo com a denúncia, o vereador proferiu graves acusações contra o Ministério Público do Mato Grosso do Sul, inclusive taxando-o como “o mais corrupto do Brasil”. As acusações foram praticadas durante sua fala na tribuna da Câmara. A Associação Sul-Matogrossense dos Membros do Ministério Público também assina o pedido.

A denúncia relata a fala do vereador durante o grande expediente, na sessão da Câmara do dia 25 de abril.

“Tenho o orgulho de chegar aqui e dizer nobre vereador Alfredo, na história política de Água Clara, eu fui o único vereador que fiz uma denúncia no Gaeco primeiro, e “ranquei” o prefeito, e ele teve o gostinho de sair pra fora da prefeitura uma semana, e a vice se arrepende de não ter pegado posse hoje. A denúncia foi feita, o ministério público do Mato Grosso do Sul é o mais corrupto do Brasil. Agora é problema deles, a minha parte eu fiz”.

O promotor cita que o vereador tomou conhecimento de matéria veiculada no site www.expressaoms.com.br que além da matéria, postou o vídeo de sua fala na tribuna, restando assim comprovadas a ocorrência do pronunciamento, do seu teor, e da forma pública como foi veiculado.

Quebra de Decoro

Citando dispositivos do artigo 7º, III, do Decreto Lei 201-67, do artigo 26, II, da Lei Orgânica do Município, que disciplinam a prática da quebra do decoro e sua penalidade, o promotor destaca que “O denunciado, ao ter afirmado que o Ministério Público do Mato Grosso do Sul é o mais corrupto do Brasil, procedeu de modo incompatível com a Câmara, praticou ato atentatório às instituições vigentes, condutas vedadas pelos dispositivos acima elencados”.

O denunciante destaca a gravidade das ofensas gratuitas e pede pronta atitude da Câmara de Vereadores com a cassação do mandato do parlamentar.

“Ora, a afirmação de que o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul é o mais corrupto do Brasil, em pronunciamento público, na rede mundial de computadores, de forma absolutamente incompatível com o decoro parlamentar, em ato que atenta à instituição Ministério Público, tratando-se de uma ofensa gratuita, indevida, digna de repúdio, maculando a imagem da instituição Ministério Público de Mato Grosso do Sul perante os munícipes, agravada pela ofensa ter sido veiculada pela internet, ou seja, de alcance mundial, merecendo pronta reprimenda desta Câmara Municipal, sendo a cassação do mandato medida correta e justa porquanto prevista em lei a vedação da conduta reprovável do denunciado”.

O promotor cita ainda que a fala do vereador ofende o Ministério Público do Brasil como se o Ministério Público fosse corrupto, e o de Mato Grosso do Sul como o mais corrupto. A denúncia cita a recente condenação do ex-prefeito Silas José, em ação exatamente da atuação do Ministério Público na apuração de denúncia formulada pelo vereador, ao contrário de sua acusação de ser o mais corrupto do Brasil.

A denúncia deve ser lida na sessão desta segunda-feira (4), e a Mesa Diretora deve decidir sobre a abertura do processo de Cassação do Mandato do vereador.

Polêmico

O vereador Marcelinho Carvoeiro já se envolveu em outra polêmica em 2016, na tribuna da Câmara. Durante pronunciamento usou os termos “macaco”, “leproso” e “macaco feio igual ao cão” para se referir a filhos de famílias carentes.

Na época o vídeo foi compartilhado no Facebook, onde diversos usuários manifestaram sua indignação referente às declarações do parlamentar. O vídeo traz trecho de discurso de Marcelo Carvoeiro, se referindo supostamente a políticos que visitam os eleitores durante o período eleitoral.

”Sou Água Clara. Voto por Água Clara. E agora dizer que tem tempo de ficar dentro das casas tomando cafezinho. Vê um bichinho moleque que parece um macaco. ‘Ai meu bichinho bonitinho’. Não consigo não. Vem o outro todo leproso. Ai meu Deus do céu. Ai passa a mão e cura. Eu não consigo. Eu tenho o que fazer. Bichinho parece um macaco feio igual ao cão. Ai bonitinho pega no colo e balança. Não existe um negócio desse. Não consigo”, falou o parlamentar.

A matéria e o vídeo podem ser acessados no seguinte link: https://www.topmidianews.com.br/politica/vereador-de-ms-chama-criancas-de-macaco-e-leproso-em/54558/

Leia a denúncia na íntegra: Denúncia MP Câmara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *