Com o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de MS e da Suzano a ACLAMS (Associação Costa Leste de Artesãos de Mato Grosso do Sul) lançou nesta quinta-feira (7), na reinauguração da Casa do Artesão, o catálogo “Arte feita à mão”, reunindo uma série de peças artesanais inspiradas na fauna e flora do bioma Cerrado. A iniciativa faz parte do projeto desenvolvido por meio de uma parceria entre a Suzano, Sistema S e a associação com o objetivo de promover a valorização da cultura local e a geração de trabalho e renda entre artesãs e artesãos da região Leste do Estado.
Repleta de capivaras, tuiuiús, jacarés, araras e outros animais da fauna de MS, a coleção reúne mais de 100 modelos de peças produzidas pela ACLAMS utilizando diferentes técnicas artesanais, que vão desde bordados, crochês à madeira, cimento e metal. Todas as peças presentes no catálogo são assinadas pelas respectivas artesãs e artesãos responsáveis pelas técnicas, totalizando 26 profissionais participantes. Para o lançamento, foram confeccionados catálogos para serem entregues a convidados e representantes do setor público, privado e do terceiro setor.
“O lançamento deste catálogo marca o início de uma nova, e importante, etapa para artesãos e artesãs da região Leste de MS. Ele é o resultado de um trabalho iniciado há um ano visando o fortalecimento da identidade cultural da região – por isso, o bioma Cerrado, com toda a sua riqueza, foi escolhido como inspiração para a coleção –, do qual a Suzano tem orgulho de fazer parte ao lado do Sebrae. Também estamos colaborando com a geração de renda para diversas famílias, o que vem ao encontro das Metas de Longo Prazo da Suzano para a redução de desigualdades sociais, ou seja, é um projeto em que todos só tem a ganhar: artesãos e artesãs, o turismo regional e a sociedade em geral”, ressalta Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul.
A importância do lançamento do catálogo para a cultura regional e para a geração de renda também foi destacada por Josi Signori, gerente da Regional Costa Leste do Sebrae/MS. “A iniciativa tem como objetivo trazer novas oportunidades profissionais e geração de renda aos artesãos, bem como valorizar a cultura local. Por meio do projeto, estamos fortalecendo a produção artesanal que está presente em nosso território e o reconhecimento dela como uma expressão importante da identidade local. Além disso, essa atividade econômica é extremamente relevante para a movimentação da economia, gerando inúmeras ocupações, seja na produção, seja na comercialização de produtos e estando fortemente articulada com o turismo local”, completa Signori.
Desenvolvimento do Artesanato e Geração de Renda
Para a presidente da ACLAMS, Aline Araújo, o projeto Desenvolvimento do Artesanato e Geração de Renda vem contribuindo para suprir uma carência sentida pela categoria há algum tempo: encontrar a essência da identidade cultural da região. “O projeto é de suma importância para a categoria, uma vez que sentimos, há muito tempo, a falta de uma identidade cultural três-lagoense nos trabalhos produzidos. A consultoria com uma pessoa de renome no setor traz relevância e grandes oportunidades. Além disso, tudo organizado e sistematizado em um catálogo mostra a coerência artística e comercial do projeto”, destaca.
A expectativa da associação é que, com o lançamento do catálogo, artesãos e artesãs ganhem novos mercados consumidores. “Já obtivemos resultados positivos tanto em vendas feitas em eventos, quanto na Casa do Artesão. Sabemos que demanda tempo para consolidar e ainda há caminho a percorrer. No entanto, sentimos que a exposição tem sido positiva e oferecido muitas expectativas futuras”, completa Araújo.
O projeto desenvolvido por meio da parceria entre Suzano, Sebrae e ACLAMS teve início em 2021 e contou com uma série de oficinas dirigidas pelo designer Renato Imbroisi, consultor com 35 anos de atuação no setor de artesanato no Brasil e em outros países. Além das oficinas sobre técnicas de artesanato, artesãs e artesãos também participaram de capacitações sobre gestão de negócios, mercado consumidor, associativismo, entre outros.
Ao todo, a ACLAMS conta com 63 associados de Três Lagoas e região. No catálogo, também há peças produzidas por profissionais da Associação dos Artesãos Mãos Unidas, do município de Paranaíba.