A Suzano apresentou ao empresariado de Ribas do Rio Pardo (MS), município onde constrói sua nova fábrica, nesta quinta-feira (7), oportunidades de capacitação gratuita para que empreendedores ou empreendedoras de Mato Grosso do Sul tornem-se fornecedores certificados da empresa. Realizada em parceria com o Sebrae/MS e o Governo do Estado, e com apoio da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, a iniciativa busca fortalecer os setores industrial e comercial locais e contribuir com o desenvolvimento da região.

As inscrições para a capacitação estão disponíveis para empresários e empresárias que mantêm matriz ou filial de micro e pequenas empresas nos municípios de Água Clara, Campo Grande, Inocência, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas. Para se inscrever, basta acessar o link: https://bit.ly/3bRunHI. Todos os empreendedores sairão certificados quanto às normas internacionais para atender grandes empresas e, ao final da formação, os(as) participantes que tiverem bom desempenho receberão um selo especial da Suzano.

De acordo com o diretor de Engenharia da Suzano, Maurício Miranda, responsável pela construção do empreendimento em Ribas do Rio Pardo, com esta oportunidade, a empresa reafirma o compromisso com o desenvolvimento da cadeia econômica local, em especial os pequenos negócios. “Por meio dessas e outras ações, e com um olhar sustentável em tudo o que fazemos, ajudamos a gerar maior valor à rede de fornecedores locais. Quando contratamos serviços e adquirimos bens, também damos prioridade a eles pensando nesse compromisso com a região onde operamos”, enfatiza.

Parceria

Esta qualificação foi viabilizada no âmbito do programa Propeq Dinamiza – uma parceria do Sebrae com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul que visa acelerar a criação de um ambiente favorável para a geração de negócios, mediante a articulação de cadeias produtivas no Mato Grosso do Sul. O Propeq Dinamiza irá custear 70% da iniciativa. “Fazemos essa alocação dos recursos para a capacitação entendendo que muitos perdem oportunidades por não terem qualificação para atender padrões. Essa parceria ajudará a encaixar o encadeamento produtivo em municípios estratégicos para o estado”, observa o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.

Para o diretor-superintendente em exercício do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, o Mato Grosso do Sul vive um momento ímpar com a chegada de grandes investimentos e os pequenos negócios do território precisam estar atentos para aproveitar as oportunidades e se tornarem protagonistas do desenvolvimento. “Iniciativas como o programa Semear visam preparar esses empreendedores para que possam se qualificar e atuarem como fornecedores, algo que consideramos importante, já que, nas regiões contempladas, mapeamos cerca de 700 pequenas empresas que possuem esse potencial. A partir desse trabalho, fortaleceremos esses pequenos negócios e apoiaremos o desenvolvimento sustentável da região”, acrescenta.

Capacitações

As capacitações começam ainda em julho e serão realizadas presencialmente e a distância, de forma híbrida, com duração de seis a oito meses. Caberá à Suzano ministrar temas sobre responsabilidade socioambiental e gerenciamento de dados empresariais para ser um fornecedor da companhia, por exemplo. Já o Sebrae cuidará de assuntos ligados à gestão empresarial, como diagnóstico da empresa, gestão de finanças e regularização de cadastro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *