• Na noite desta segunda-feira (1º) a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) promoveu cerimônia em comemoração aos 3 anos de atendimento da Central de Interpretação de Libras (CIL) à comunidade surda de Três Lagoas.

    A Central foi criada com o objetivo de fomentar a inclusão de pessoas com deficiência auditiva, proporcionando atendimento especializado e específico aos surdos, promovendo a acessibilidade das pessoas surdas em todos os locais públicos da cidade, realizando um trabalho de inclusão com a comunidade surda de Três Lagoas, dando a eles a garantia de comunicação e acessibilidade a todos os serviços de políticas públicas de nosso Município e em cumprimento da lei 10.436.

    O evento contou com a participação da representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, Dayane Caroline, da coordenadora da CIL, Vanessa Paschoalim, do Professor Doutor Adriano Gianoto, o representante da Comunidade Surda de Três Lagoas, Matheus Igor de Souza, e representando a Câmara dos Vereadores, o líder do prefeito Tonhão.
    A cerimônia de homenagem à comunidade e ao serviço da CIL teve início com a apresentação dos corais Vencendo o Silêncio com Amor e Ministério mãos para as obras de Deus da Igreja Batista Peniel.

    Em sua fala, a Coordenadora do CIl, disse que atua na Central há dois anos e sente uma honra imensa em servir a comunidade surda de Três Lagoas. Ela agradeceu à Administração Municipal, que tem um olhar de amor e carinho aos deficientes auditivos, possibilitando sua inclusão na sociedade.

    O Professor Doutor da UFMS, Adriano Gianoto, falou de sua vinda à Três Lagoas e do início de sua luta para ajudar a comunidade surda. Ele conta que apresentou o projeto na Câmara de Vereadores, que após ser aprovada foi para o executivo e o Prefeito Angelo Guerreiro, com muito carinho abraçou a causa e junto com a sua equipe transformaram o projeto em realidade.

    Matheus Igor, lembrou que antes da implantação da Central de Libras a comunidade tinha muita dificuldade de acessibilidade, e que esta realidade foi transformada e hoje as pessoas surdas que vivem em Três Lagoas sentem que fazem parte da comunidade.

    Mateus agradeceu ao Prefeito pela implantação da CIL e a todos os profissionais que passaram pela central, prestando um serviço de excelência e sempre com muito amor e dedicação.

    O Vereador Tonhão, disse que com a ajuda de seus representantes, a comunidade surda quebrou barreiras, conseguiu encontrar pessoas em seu caminho que ajudaram a realizar um projeto e transformar a vida de dezenas de pessoas em Três Lagoas.

    Dayane Caroline, representando a Secretaria Municipal de Assistência Social, lembrou da dificuldade que é criar um projeto do zero, manter o serviço funcionando e chegar àqueles que realmente precisam. Dayane agradeceu a todos os funcionários da CIL que transformaram um sonho em realidade e que possibilitou que o diferente fosse incluído na sociedade.

    A cerimônia foi encerrada com uma palestra motivacional ministrada pela Psicóloga Paula Neves, que abordou os desafios das pessoas com deficiência em sua rotina diária e o que os motiva a continuar batalhando.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *