Pequenos negócios de cinco municípios de Mato Grosso do Sul são beneficiados nesta edição do Semear – Programa de Desenvolvimento e Capacitação de Micro e Pequenos Fornecedores, desenvolvido pelo Sebrae/MS e a empresa Suzano, com o apoio do Governo do Estado. A iniciativa é dividida em duas frentes de atuação: consultorias em gestão, que tiveram início no dia 10 de julho, e capacitações em “governança ambiental, social e corporativa” (ESG), que começam em 22 de agosto. Ao todo, são contempladas 176 empresas, de Água Clara, Campo Grande, Inocência, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas.

A ação tem o objetivo de qualificar as micro e pequenas empresas participantes para fornecerem bens e serviços a grandes empreendimentos instalados na região, a exemplo da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto. Com o Semear, a expectativa é de que as empresas participantes consigam estar aptas a se homologarem como fornecedores, e, além de atender aos inscritos no programa, o Sebrae garantirá um polo de capacitação em cada um dos cinco municípios atendidos, conforme aponta o analista-técnico do Sebrae/MS, Hugo Bittar.

Para o diretor de Engenharia da Suzano responsável pela construção da nova fábrica em Ribas do Rio Pardo, Maurício Miranda, com o programa a empresa reafirma o compromisso com o desenvolvimento da cadeia econômica local, em especial os pequenos negócios. “Por meio dessas e outras ações, e com um olhar sustentável em tudo o que fazemos, ajudamos a gerar maior valor à rede de fornecedores locais. Quando capacitamos e contratamos serviços e adquirimos produtos, também damos prioridade a eles pensando nesse compromisso com a região onde operamos”, explicou.

“Dessa forma, as empresas terão a oportunidade de aumentar seus faturamentos. Além disso, também se destaca a introdução dessas empresas nesse novo mundo do ESG e a importância da adesão a seus princípios, bem como aumentar a competitividade das cadeias produtivas prioritárias para o desenvolvimento do Estado”, afirmou Hugo.

Neste ano, o Sebrae apoia a realização do Semear com recursos do programa Propeq Dinamiza – uma parceria com o Governo do Estado, via Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), que visa acelerar a criação de um ambiente favorável para a geração de negócios, mediante a articulação de cadeias produtivas no Mato Grosso do Sul. O projeto é responsável pelo custeio de 70% de toda a ação.

Capacitações

As capacitações do programa Semear seguirão até fevereiro de 2023. Todos os empreendedores sairão certificados quanto às normas internacionais para atender grandes empresas. Essa edição do Semear prevê a realização de 14 oficinas de trabalho, totalizando 55 horas técnicas de instrutoria para cada polo nos municípios, além da aplicação de 52 horas de consultorias em gestão para cada uma das empresas aderidas.

A primeira oficina levará aos participantes conceitos e definições básicos de sustentabilidade, discussão sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além das práticas de “governança ambiental, social e corporativa” (ESG) na cadeia de valor. Nos demais encontros, serão abordados temas como: compliance e integridade; missão, visão e valores e proteção de dados; treinamento, qualificação e engajamento de funcionários; saúde e segurança; respeito às Leis Trabalhistas; gestão de resíduos; degradação ambiental; preservação ambiental; emissão de carbono, entre outros.

Lançado em 2020 e já tendo qualificado 170 empreendedores e empreendedoras dos estados da Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul e São Paulo, o objetivo do programa Semear é fomentar a sustentabilidade financeira da cadeia de suprimentos, com foco em micro e pequenas empresas das regiões onde a Suzano opera.

Mais informações aos empreendedores pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *