Desde 2018, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), tem auxiliado o pequeno produtor rural com diversos serviços pelo Programa “Amigos do Campo”.

Entre eles, os criadores de pequenos rebanhos e produtores de leite tem auxílio técnico e profissional veterinário gratuito, o que muito auxilia na qualidade de vida do animal e no trabalho do proprietário.

A equipe é composta pelos médicos veterinários Marlon Donadoni e Letícia Lopes, os técnicos agropecuários, Ailson Menezes e Eduardo Sypreste, profissionais em serviço animal que realizam serviços como mochação, castração, descornas de bovinos, vermifugação, vacinação de brucelose, carbúnculo e febre aftosa. Além disso, o apoio também é estendido aos produtores que comercializam seus produtos e possuem o Selo de Inspeção Municipal (SIM).

A diretora de Agronegócio, Amanda Pivotto, destaca que desde o início dos atendimentos a produção rural da região de Três Lagoas alavancou. “Geralmente, o pequeno produtor não tem recurso financeiro para contratar um veterinário ou um profissional especializado em alguns procedimentos, o que pode comprometer sua atividade. Com este suporte, diversos criadores puderam ter um avanço com a saúde do gado e do rebanho, observando a melhoria na qualidade e quantidade do leite e da carne”, explicou.

De janeiro de 2021 a julho de 2022 já foram realizados: 334 vacinações, 284 mochações, 268 vermifugações, 117 aplicações de medicamentos, 31 castrações e 26 descornas. Lembrando que alguns procedimentos o animal recebe apenas uma vez na vida.

Para a veterinária Leticia Lopes, o “Amigos do Campo” é uma oportunidade positiva para ambos os lados. “O proprietário tem a oportunidade de ter o auxílio gratuito de uma equipe técnica, tendo apenas que comprar os insumos necessários. E para nós, é uma experiência enriquecedora, tanto por aprimorar nosso conhecimento com estes atendimentos, tanto por participar do avanço da agricultura familiar em Três Lagoas”, completou.

O secretário da pasta, José Mauro De Grandi Junior, destaca os investimentos feitos pela Administração Municipal no setor. “Além dos maquinários da Patrulha Mecanizada, conseguiremos ampliar nossos atendimentos ao pequeno produtor rural com a formalização da Central de Comercialização da Agricultura Familiar, que vai impulsionar a produção de hortifruti da nossa região. Em breve, o pequeno produtor também terá ao seu alcance um aparelho de ultrassom animal para auxiliar na gestação de vacas”, finalizou.

SERVIÇO

O Programa “Amigos do Campo” e a Patrulha Mecanizada estão à disposição dos pequenos produtores rurais da região de Três Lagoas. Quem quiser solicitar o trabalho, pode entrar em contato com o Departamento de Agronegócio, localizado na Rua Munir Thomé, 949 – Centro ou pelo telefone; (67) 3929-1248.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *