André Puccinelli debate redução de impostos e relembra feitos de mandatos passados

22-8-balanco-da-manha

O Balanço da Manhã iniciou a semana com mais uma conversa da Rodada de Entrevistas com candidatos ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Nesta segunda-feira, 29 de agosto, Veruska Donato questionou André Puccinelli (MDB) sobre tópicos como saúde, segurança pública e educação. “Eu quero poder, ao término do meu mandato, se fizer bem, se trabalhar bem, se exercer as funções que fizemos em mandatos anteriores com as tecnologias de hoje, ser considerado o melhor governador que esse estado já teve”, declarou.

Puccinelli foi prefeito de Campo Grande por dois mandatos e governador de Mato Grosso do Sul também por dois mandatos, entre 2007 e 2015. Em 2022, disputa novamente o cargo do executivo estadual com plano de regionalizar a saúde. “Todos os atendimentos poderão ser feitos nos municípios do interior, sem a necessidade de vir para Campo Grande. [Levar a] Saúde para mais perto do cidadão”, explica.

O político tem uma carreira vitoriosa. Foi secretário estadual da saúde, deputado estadual, deputado federal, prefeito de Campo Grande, eleito e reeleito, e governador por duas vezes. Em sua reeleição a governador, em 2010, recebeu o reconhecimento da população por seu trabalho em todo o estado: venceu a eleição no primeiro turno.

O candidato ressalta a necessidade de investimentos nas unidades de saúde e hospitalares existentes. “A maioria dos hospitais não têm capacidade técnica, portanto fortalecer o que tem, aí sumiria o déficit existente e se complementaria. Nós deixamos os recursos em caixa para construir o Hospital Regional de Três Lagoas concluído, o Hospital Regional de Dourados está em construção”, afirmou. Puccinelli, ainda, atuou como secretário da Saúde do Estado do Mato Grosso do Sul entre os anos de 1983 e 1984.

Quanto à Santa Casa, que declarou dificuldades financeiras internas, o ex-governador explicou que o plano seria uma gestão compartilhada entre a Prefeitura de Campo Grande, a atual responsável pela unidade hospitalar e o Governo do Estado. “Não só a Santa Casa, mas em nosso governo 54 hospitais beneficentes tinham a contratualização, ou seja, através desse sistema, o Governo do Estado repassava recursos para esses hospitais”, relembra.

Outro ponto discutido foi relativo à segurança pública. Para o setor, o candidato do MDB afirma a necessidade de maior assistência aos profissionais da área e relembrou feitos em sua gestão passada, como criação de Batalhões de Polícia, além de investimentos em armamentos, tecnologia e, inclusive, recursos humanos aos agentes de segurança. “Mas hoje em dia, [o plano é] investir em inteligência artificial para que através de monitoramento com uma série de modernas técnicas, se possa, inclusive, tentar prevenir”, explica André Puccinelli.

Ainda, reforça o videomonitoramento como forma de integração entre a gestão estadual e municipal. “Videomonitoramento em todas as cidades. Isso, compartilhado com as prefeituras, o Governo do Estado vai compartilhar. Esse [câmeras nos uniformes policiais] é um problema polêmico, para ver se o policial faz uso excessivo da força. Muito mais importante é dar respaldo ao policial para que ele exerça sua função”, conta.

Diminuição do ICMS

O ex-governador, ainda, debateu aspectos da economia sul-mato-grossense, especialmente quanto à diminuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em produtos agrícolas estaduais. “Fazer com que todos produzam com assistência técnica, através da extensão rural, diminuindo os custos de levar-se a mercadoria, os insumos, através de estradas melhores e, por último, o Governo não taxando demasiadamente todos os insumos pelo ICMS demasiadamente alto”, explica.

O ex-governador, ainda, relembra diminuição ‘lenta, mas gradativa” do ICMS durante seus antigos mandatos. “A partir do segundo ano nós diminuímos gradativamente […] os impostos, para que no final dos nossos mandatos pudéssemos ter uma carga tributária menor”, afirma Puccinelli.

 

Fonte: Diário Digital

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias

Banca Digital

Edição 221