A educação de Três Lagoas ficou em primeiro lugar entre os maiores municípios de Mato Grosso do Sul e entre as cidades da região Costa Leste do Estado. O indicativo é resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), realizado a cada dois anos pelo Ministério da Educação (MEC) e divulgado nesta sexta-feira (16).
O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil, foi instituído em 2007 e desde então a avaliação é realizada a cada dois anos. O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação).
O resultado apresentado nesse ano tem um valor especial, tendo em vista que é o reflexo de uma educação estruturada e realizada com foco no aprendizado dos estudantes. Vale destacar que os dados obtidos através da avaliação deste ano devem ser analisados com cautela, tendo em vista os dois anos de afastamento dos alunos das unidades escolares devido à pandemia da Covid-19.
Os estudantes foram avaliados no final de 2021 – e o resultado saiu agora -, depois de um ano e meio de aulas remotas, dois meses de ensino hibrido e apenas dois realizados de modo presencial.
A Secretária Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Angela Brito, comemorou o resultado alcançado pelo município nesta importante avaliação da educação no Brasil, considerando o cenário pandêmico que ela ocorreu.
“Três Lagoas é referência em educação para Mato Grosso do Sul e a meta para os próximos anos é que o município consiga pontuação para figurar em primeiro lugar no índice do estado, do Brasil e se tornar referência de gestão e aprendizagem para o País” destacou Angela Brito.
Angela parabenizou o trabalho realizado por todos os envolvidos no processo, os professores, que foram os grandes protagonistas desse resultado para a Rede, a equipe gestora, coordenadores pedagógicos, auxiliares, equipe administrativa, toda a rede da SEMEC e em especial aos pais dos estudantes da Rede Municipal de Ensino (REME) que se dedicaram na educação de seus filhos em casa e apesar das dificuldades conseguiram contribuir no aprendizado dos estudantes, que refletiu positivamente no resultado obtido neste importante indicativo nacional.