A iniciativa beneficia nove Organizações da Sociedade Civil (OSCs) empenhadas em iniciativas de geração de trabalho e renda no município
Com o objetivo de promover o desenvolvimento social e reduzir desigualdades sociais, a Suzano realizou neste ano projeto para o fortalecimento de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), tais como associações, cooperativas e outras entidades, empenhadas em projetos geradores de trabalho e renda em Três Lagoas (MS).
O projeto foi iniciado em maio deste ano, quando lideranças de 9 instituições da cidade participaram de qualificações, aulas e mentorias ministradas em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) sobre o aperfeiçoamento de escrita e elaboração técnicas de projetos, como participar de editais de fomento e compras públicas, etc. A segunda etapa do projeto foi realizada em novembro. Nela, representantes das instituições tiveram acesso a aulas e palestras sobre temas como gestão, planejamento, lideranças e prestação de contas, ministradas por colaboradores(as) da Suzano, por meio do Programa Voluntariar da empresa, e por consultoria especializada.
“A Suzano tem uma série de projetos e programas voltados para o desenvolvimento socioeconômico, alinhados ao nosso compromisso de reduzir desigualdades sociais nas regiões onde atua, que já beneficiam centenas de famílias em Mato Grosso do Sul. Mas, acreditamos que juntos podemos ir ainda mais além na transformação social que buscamos. As instituições que participam deste projeto possuem ações sociais extremamente importantes e, com o nosso apoio, esperamos que se tornem cada vez mais fortes, independentes e beneficiando cada vez mais famílias”, destaca Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano.
As OSCs participantes foram a Cooperativa Arara Azul, Associação Três-lagoense de Apicultura (ATLA), Instituto Ação Social Amor e Atitude (IASAA), União Três-lagoense de Associação de Moradores (UTAM), a Associação Costa Leste de Artesãos do Mato Grosso do Sul (ACLAMS), a Missão Salesiana de Mato Grosso, a APAE, a COOPERAMS e a Desafio Jovem Peniel.
Resultados
A iniciativa já começou a gerar frutos para os participantes. O Centro Juvenil Jesus Adolescente, da Missão Salesiana de Mato Grosso, conseguiu aproveitar um projeto construído como exercício da capacitação para enviar uma proposta oficial. “Pensando no que era mais urgente e imediato para a instituição, criamos um projeto e apresentamos para avaliação dos técnicos da capacitação. A partir das avaliações e orientações recebidas, nós transformamos o projeto do exercício em uma proposta real. Estamos com a expectativa de que teremos a aprovação dele”, destaca a presidente do Centro Juvenil, Sadiene Amaral da Silva.
Além disso, uma das partes mais burocráticas da participação em editais agora está melhor entendida pela Cooperativa Arara Azul de reciclagem. “Aprendemos como precisamos nos organizar para atender às exigências dos editais e que nossa cooperativa deve estar com toda documentação certinha”, relata o presidente da Cooperativa Arara Azul, Eloir Ribeiro Custódio. A prioridade da entidade é desenvolver novos projetos educativos junto à comunidade e, por meio deles, conseguir recursos para a compra de um caminhão para transportar todo o material reciclável.