O Departamento de Agronegócio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) fechou a última semana com mérito no atendimento ao pequeno produtor rural.

Os técnicos e profissionais do Programa Amigos do Campo realizaram exames de ultrassonografia transretal para diagnóstico de gestação em 16 animais, entre eles vacas e novilhas, na propriedade São Vicente no Assentamento 20 de março.

Dos 16 animais, foi identificada a prenhez de 12 deles em várias etapas da gestação, com inseminações realizadas em setembro, outubro, dezembro e janeiro.

Segundo a veterinária da SEMEA, Marília Garbelotto, “com o aparelho de ultrassom conseguimos detectar as gestações precoces (a partir de 30 dias), as mais avançadas e fizemos pela palpação retal dos animais. A vantagem do diagnóstico de gestação precoce é que através do resultado em mãos, o produtor consegue imediatamente manejar seus animais da melhor maneira tendo melhores índices na sua propriedade”.

Para o produtor e proprietário do rebanho, Evandro Santana Campos, a novidade foi excelente e colabora com as melhorias de seu trabalho, uma vez que o apoio técnico não tem custo.

“Quero agradecer e parabenizar o Departamento de Agronegócio da Prefeitura de Três Lagoas, pelo apoio aos pequenos produtores, neste momento particularmente ao trabalho do médico veterinário pelo trabalho de ultrassonografia prestado na minha propriedade. Dessa forma podemos utilizar de ferramentas com IA, IATF e futuramente FIv para o melhoramento genético do nosso rebanho”, expressou.

O secretário da pasta, Mauro De Grandi, destaca que o programa Amigos do Campo continua “na ativa” em atenção ao homem do campo.
“O pequeno produtor rural de Três Lagoas pode solicitar o apoio com o aparelho de ultrassom ou outros serviços diretamente na sede da SEMEA, localizada na Rua Munir Thomé, 494 – Centro ou pelo telefone / whats app – (67) 3929-9965”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *