Na manhã desta terça-feira (30), os vereadores se reuniram no plenário da Câmara Municipal de Três Lagoas para realizar a 16ª sessão ordinária, que contou com a entrega de três homenagens e análise de nove matérias em pauta, aprovando quatro, arquivando uma e encaminhando as demais para as comissões permanentes analisarem e emitirem parecer. Também receberam a recém-coroada Miss Três Lagoas 2023.
Foram entregues Moções de Congratulação para a médica intensivista Ana Cláudia Santana Cano e a médica pneumologista Vanessa Alves Lima. Toda a equipe multidisciplinar da UTI do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA) também recebeu uma moção, que foi entregue ao Samuel Braatz Couto, representando a todos. A homenagem foi feita em reconhecimento ao bomtrabalho realizado pela equipe, sendo a única UTI do estado entre as “UTIs Top Performer” do projeto “UTIs Brasileiras” da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).
Usando a tribuna para agradecer a homenagem, Doutora Ana Cláudia apresentou alguns dados, como a taxa de mortalidade abaixo de 1%, ressaltando que a do hospital é de 0,6% dos óbitos esperados, desde 2009. “Receber essa moção e estar na lista ‘Top Performer’ representa o fruto de um trabalho árduo na UTI. Lembrando que a pessoa não escolhe uma Unidade de Tratamento Intensivo como escolhe um médico”, finalizou.
Os vereadores também receberam a Miss Três Lagoas2023, Thalyta Kézia Rafachinho, que foi apresentada a sociedade em plenário. A XXV edição do Miss Três Lagoas, realizada pela Cia de Eventos na última sexta-feira (27), também coroou: Beatriz Rodrigues Sanomya, como Miss Juvenil e Miss Country 2023, Thalyta Barbosa Gedro, como Miss Teen 2023, e Maria Ester Alvarez Sansdis, como Miss Simpatia.
Projetos de lei
Foram aprovados os seguintes projetos de lei, que foram encaminhados para o poder executivo que deverá sancioná-los:
O processo disciplinar nº02/2022: “apurar eventual excesso e incontinência praticado pelos vereadores Davis Martinelli, Professor Negu Breno e Sayuri Baez, quanto a possíveis constrangimentos praticados contra os agentes públicos municipais e, notadamente, no que tange a vereadora Sayuri Baez, desacato e vias de fato” (da comissão de ética e decoro parlamentar) foi arquivado.
Confira os demais projetos que continuam em tramitação nas comissões permanentes da Casa de Leis:
Indicações
Evalda Reis indicou melhorias no trânsito e construção de escola estadual. Doutor Cassiano Maia apresentou pedido de moção para as forças policiais. Britão do Povão indicoumelhorias no trânsito; Doutor Issam Fares Junior indicoureparo em veículo da APAE e melhorias em infraestrutura. Sargento Rodrigues indicou redutor e recapeamento. Doutor Paulo Veron indicou melhoria em campinho e manutenção em escola. Sirlene indicou construção de praça e melhorias no campo do Santo André.
André Bittencourt indicou estudo para situação do Cinturão Verde. Marcus Bazé indicou ciclovia, redutor e faixa de pedestre. Silverado indicou melhorias em infraestrutura. Charlene Bortoleto indicou campanha Junho Laranja. Professor Negu Breno indicou iluminação. Sayuri Baez indicou melhorias em infraestrutura. E Davis Martinelli indicou patrolamento e refletor nas praças públicas.
Para saber mais, acesse o hotsite de cada vereador em: linktr.ee/camara.treslagoas.