Lixo espalhado, construção abandonada, mato alto e entulho, cenário perfeito para a proliferação de escorpiões e outros animais peçonhentos. Devido a isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da secretária Elaine Fúrio, alerta: “Não há melhor veneno contra escorpiões que a prevenção e limpeza. Além disso, enquanto existirem locais como os das imagens, esses animais continuarão se reproduzindo e sendo um risco à saúde de todos.”

Além do lixo espalhado e locais ideais para abrigo, o aumento das temperaturas, algo característico na primavera, também colabora com a presença cada vez mais comum de escorpiões em ambientes residenciais. Esses aracnídeos, conhecidos por seu veneno potencialmente perigoso, têm sido motivo de preocupação e foco de ações de conscientização da SMS, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e do Departamento de Endemias.

Os escorpiões são atraídos por ambientes úmidos e esconderijos, sendo comuns em locais como pilhas de madeira, entulhos, buracos nas paredes e em acúmulos de folhas. Sua reprodução rápida e em grande quantidade pode levar a infestações em curto espaço de tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *